domingo, 15 de outubro de 2017

A flor amarela (sequência didática) MG I C professora Gil


“Sou livre para o silêncio das formas e das cores. ”
Manoel de Barros

A Natureza tem muito para acrescentar na qualidade de vida e desenvolvimento das crianças, o próprio contato com ela em pequenos gestos, ensina um modo mais inteiro e harmonioso de crescer, se conhecer e conviver.
Os laços mais estreitos com a Natureza nos ensinam que fazemos parte dela, colaboram para construção e ampliação de nossa consciência pessoal, planetária e ecológica.
Nessa perspectiva as educadoras estão sempre buscando vivências que estreitem a relação das crianças com a natureza, através de histórias, poesias, experiências e principalmente, contato.
Pincel de folhas secas







Carimbo das mãos







Apreciação da poesia





Carimbo com garfos










"O segredo é não correr atrás das
borboletas...
É cuidar do jardim para que elas
venham até você!"

Brinquedo, uma oportunidade de desenvolvimento. Professora Valéria MG I B

"Quando brinca, a criança assimila o mundo à sua maneira, sem compromisso com a realidade, pois a sua interação com o objeto não depende da natureza do objeto, mas da função que a criança lhe atribui."
Piaget


O brincar é social, logo a criança não brinca sozinha, ela tem um brinquedo, um ambiente, uma história, um colega, um professor que media essa relação e que faz do brincar algo criativo e estimulante.
Desenhos que voam
É só desenhar em saquinhos de papel, soprar e observar, será que vão voar?



Através do brincar, a criança desenvolve elementos fundamentais na formação da personalidade experimenta situações, organiza suas emoções, processa informações, constrói autonomia de ação, entre outros.
Brinquedos de vento
Linhas,tesoura, folhas de revista, as crianças confeccionam suas próprias pipas...











As crianças possuem uma natureza singular, que as caracteriza como seres que sentem e pensam o mundo de uma forma muito própria.
 Bonecos de canudinho




Nas interações que estabelecem desde cedo com as pessoas que lhes são próximas e com o meio que as circunda, as crianças revelam o seu esforço para compreender o mundo em que vivem.
Balança de cabide
Vamos brincar de pesar, qual objeto mais leve? E o ar, pesa?



O brinquedo cria na criança uma zona de desenvolvimento proximal, que é por ele definida como a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes. (VYGOTSKY, 1998, p.112).


É através dos seus brinquedos e brincadeiras que a criança tem oportunidade de desenvolver um canal de comunicação, uma abertura para o diálogo com o mundo, estabelece o seu controlo interior, a sua autoestima e desenvolve a sua confiança consigo mesma e com os outros.
Aviões de papel
Algo tão simples, que proporciona muitas possibilidades, arremessar no ar, subir para jogar e observar o avião voar...









O brinquedo é a atividade principal da criança, aquela em conexão com a qual ocorrem as mais significativas mudanças no desenvolvimento psíquico do sujeito e na qual se desenvolvem os processos psicológicos que preparam o caminho da transição da criança em direção a um novo e mais elevado nível de desenvolvimento. (LEONTIEV, 1998b)


 Helicóptero  de canudinho






O brincar para a criança é algo natural, é libertador, ao brincar ela faz descobertas, interpreta o mundo cabe aos educadores, oferecer à criança um ambiente de qualidade que estimule as interações sociais, que seja enriquecedor da imaginação infantil, assegurando a sobrevivência dos sonhos, promovendo uma construção de conhecimentos vinculada ao prazer de viver.
Bonecos de galhos
A natureza sempre nos presenteia, podemos criar e descobrir as possibilidades que ela nos dá.  Como fazer fogo, atenção, cuidado e encantamento! 












Os professores podem guiá-las proporcionando-lhes os materiais apropriados mais o essencial é que, para que uma criança entenda, deve construir ela mesma, deve reinventar. Cada vez que ensinamos algo a uma criança estamos impedindo que ela descubra por si mesma. Por outro lado, aquilo que permitimos que descubra por si mesma, permanecerá com ela. (PIAGET, 1975)

Barquinhos de papel
Dobrar, soprar e observar o barquinho se movimentar!









“Brincar é condição fundamental para
 ser sério. ”
Arquimedes