"Quando
brinca, a criança assimila o mundo à sua maneira, sem compromisso com a realidade,
pois a sua interação com o objeto não depende da natureza do objeto, mas da
função que a criança lhe atribui."
Piaget
O brincar é social, logo a
criança não brinca sozinha, ela tem um brinquedo, um ambiente, uma história, um
colega, um professor que media essa relação e que faz do brincar algo criativo
e estimulante.
Desenhos que voam
É só desenhar em saquinhos de papel, soprar e observar, será que vão voar?
Através do brincar, a criança
desenvolve elementos fundamentais na formação da personalidade experimenta
situações, organiza suas emoções, processa informações, constrói autonomia de
ação, entre outros.
Brinquedos de vento
Linhas,tesoura, folhas de revista, as crianças confeccionam suas próprias pipas...
As crianças possuem uma
natureza singular, que as caracteriza como seres que sentem e pensam o mundo de
uma forma muito própria.
Bonecos de canudinho
Nas interações que estabelecem
desde cedo com as pessoas que lhes são próximas e com o meio que as circunda, as
crianças revelam o seu esforço para compreender o mundo em que vivem.
Balança de cabide
Vamos brincar de pesar, qual objeto mais leve? E o ar, pesa?
O
brinquedo cria na criança uma zona de desenvolvimento proximal, que é por ele
definida como a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma
determinar através da solução independente de problemas, e o nível de
desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a
orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes. (VYGOTSKY, 1998, p.112).
É através dos seus brinquedos
e brincadeiras que a criança tem oportunidade de desenvolver um canal de
comunicação, uma abertura para o diálogo com o mundo, estabelece o seu controlo
interior, a sua autoestima e desenvolve a sua confiança consigo mesma e com os
outros.
Aviões de papel
Algo tão simples, que proporciona muitas possibilidades, arremessar no ar, subir para jogar e observar o avião voar...
O
brinquedo é a atividade principal da criança, aquela em conexão com a qual
ocorrem as mais significativas mudanças no desenvolvimento psíquico do sujeito
e na qual se desenvolvem os processos psicológicos que preparam o caminho da
transição da criança em direção a um novo e mais elevado nível de desenvolvimento.
(LEONTIEV, 1998b)
Helicóptero de canudinho
O
brincar para a criança é algo natural, é libertador, ao brincar ela faz
descobertas, interpreta o mundo cabe aos educadores, oferecer à criança um
ambiente de qualidade que estimule as interações sociais, que seja enriquecedor
da imaginação infantil, assegurando a sobrevivência dos sonhos, promovendo uma
construção de conhecimentos vinculada ao prazer de viver.
Bonecos de galhos
A natureza sempre nos presenteia, podemos criar e descobrir as possibilidades que ela nos dá. Como fazer fogo, atenção, cuidado e encantamento!
Os
professores podem guiá-las proporcionando-lhes os materiais apropriados mais o
essencial é que, para que uma criança entenda, deve construir ela mesma, deve
reinventar. Cada vez que ensinamos algo a uma criança estamos impedindo que ela
descubra por si mesma. Por outro lado, aquilo que permitimos que descubra por
si mesma, permanecerá com ela.
(PIAGET, 1975)
Barquinhos de papel
Dobrar, soprar e observar o barquinho se movimentar!
“Brincar é condição fundamental para
ser sério. ”
Arquimedes