domingo, 22 de maio de 2016

UM OLHAR SOBRE O DESENHO NO BERÇÁRIO II

Professoras Juliana e Adriana
Berçários II A /B


“Quando proporcionamos bons espaços e boas oportunidades para a criança brincar enquanto desenha, a criação e a expressão acontecem globalmente: o corpo participa da criação.”

PERCURSOS DE APRENDIZAGENS: um olhar para o desenho
A REDE EM REDE: a formação continuada na educação infantil
Prefeitura de São Paulo
Pág. 9

Aqui... ali... há muito mais a se descobrir além do risco, além da forma. Existe alegria e aventura em cada pote de tinta, em cada pincel, espalhadas por todo o espaço. Espaço pronto para ser explorado, criado e recriado!
E foi isso que as turminhas dos Berçários II A e B fizeram. Espalharam alegria em cada pedacinho de papel que pintaram, aproveitaram cada  momento de aventura com os coleguinhas.





 “Podemos considerar o ato de desenhar como a marca de uma trajetória. O desenho pode ser o registro de um movimento que aconteceu num pedaço de papel, um risco no muro, o caminho percorrido por um veículo ou o percurso que o nosso corpo desenvolve no espaço enquanto nos movimentamos. Pode ser uma brincadeira visual repleta de sentidos.”


 Sheila Christina Ortega e Cinthia S. Manzano

PERCURSOS DE APRENDIZAGENS: um olhar para o desenho

A REDE EM REDE: a formação continuada na educação infantil
Prefeitura de São Paulo
Pág. 8




Nesta proposta, as crianças usaram outros suportes e bases para criar seus desenhos., tendo a oportunidade de se expressar através do movimento do próprio corpo, posição e manipulação dos materiais oferecidos.