sexta-feira, 28 de agosto de 2015

A escola deve ser um espaço de formação, a importância das Reuniões Pedagógicas.

A  escola deve ser um espaço de formação, uma formação que amplie o compromisso de atender aos segmentos de ensino propostos atingindo, assim, a formação continuada dos professores. As reuniões pedagógicas são responsáveis por formar um professor que fale com propriedade do que a escola pensa. Devem ser um espaço de debate e articulação clara entre as questões administrativas e as pedagógicas. Devemos transformar o espaço de reunião pedagógica em pedagógico, ou seja, transformador, de educação. Devemos perseguir a formação, a transformação, o grupo, a indagação e os desafios colocados pela profissão.


Na busca de temas, assuntos e conteúdos relevantes ao trabalho pedagógico desenvolvido, considerando  nosso Projeto Especial de Ação 2015 :

Os Primeiros Passos em Direção a um Mundo Melhor, Possibilitando o Convívio com a Diversidade” 

Hoje nossa Reunião Pedagógica, aconteceu no Museu Afro Brasil, que  é uma instituição pública, subordinada à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e administrado pela Associação Museu Afro Brasil - Organização Social de Cultura.
Localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, dentro do mais famoso Parque de São Paulo, o Parque Ibirapuera, o Museu conserva, em 11 mil m2 um acervo com mais de 6 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje. O acervo abarca diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a escravidão, entre outros temas ao registrar a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira.
O Museu exibe parte do seu Acervo na Exposição de Longa Duração, realiza Exposições Temporárias e dispõe de um Auditório e de uma Biblioteca especializada que complementam sua Programação Cultural ao longo do ano.




Dica cultural


quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Leilão de Jardim

 

Quem me compra um jardim com flores?

Borboletas de muitas cores,
lavadeiras e passarinhos,
ovos verdes e azuis nos ninhos?
Quem me compra este caracol?
Quem me compra um raio de sol?

Um lagarto entre o muro e a hera,
uma estátua da Primavera?
Quem me compra este formigueiro?
E este sapo, que é jardineiro?
E a cigarra e a sua canção?
E o grilinho dentro do chão?
(Este é o meu leilão.)

Cecília Meireles


professora Simone

Linguagem Teatral



O teatro na Educação Infantil deve ser entendido como uma experiência completamente integrada às outras experiências vividas pelas crianças: a leitura de histórias, a brincadeira, a expressão plástica, a música, o movimento. Desde cedo as crianças podem refletir sobre o que é específico desta arte: o espaço cênico, a presença de personagens, a dramaturgia, bem como o cenário, o figurino, a maquiagem, elementos que compõem a linguagem teatral.

Orientações Curriculares,125.

 É na escola que a criança é estimulada a conhecer e explorar o mundo, onde ela se socializa com outras crianças, aprende a dividir a compartilhar brinquedos e o carinho das pessoas que gosta, tendo a convivência com a diversidade, contribuindo para a construção do seu processo de aprendizagem. Por isso é importante que a escola tenha uma proposta pedagógica para compreender a atividade teatral, como ação pedagógica para o desenvolvimento da criança na sua socialização e assim despertar uma consciência crítica que se reflita no cidadão do futuro. É neste sentido que o teatro na educação, tem um importante papel na formação da identidade da criança, através da educação pela arte. Assim, as atividades artísticas, tem-se uma forma lúdica de ensinar e abordar vários temas. Os contos de fadas e fábulas devem ser  usados, já que as crianças adoram estes temas. A encenação de fantoches para os pequenos é uma divertida atividade, desenvolvem vários aspectos relacionados com a comunicação e a expressão sensório-motora.

Atividades: 

Teatro A linda Rosa Juvenil
Teatro de fantoches: Rapunzel
Confecção artística do cenário e personagens

MG II B 

professora Simone 

A linda rosa juvenil, juvenil, juvenil;
A linda rosa juvenil, juvenil;
Vivia alegre em seu lar, em seu lar, em seu lar;
Vivia alegre em seu lar, em seu lar;
E um dia veio uma bruxa má, muito má, muito má;
Um dia veio uma bruxa má, muito má;
Que adormeceu a rosa assim, bem assim, bem assim;
Que adormeceu a rosa assim, bem assim;
E o tempo passou a correr, a correr, a correr;
E o tempo passou a correr, a correr;
E o mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor;
E o mato cresceu ao redor, ao redor;
E um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei;
E um dia veio um belo rei, belo rei;
Que despertou a rosa assim, bem assim, bem assim;
Que despertou a rosa assim, bem assim;
Batemos palmas para o rei, para o rei, para o rei;
Batemos palmas para o rei, para o rei!













quarta-feira, 26 de agosto de 2015

A importância da leitura e contação de histórias.


Hoje as crianças receberam a visita de uma princesa, que adivinhem: soltava, PUM! rsrsrsrs

 A  professora Sabrina, nos presenteou com a leitura do livro :
  
Até as princesas soltam pum. 

 Foi uma doce e mágica tarde!

Todos os grupos participaram da leitura, que aconteceu em dos lugares preferidos das crianças no CEI, o Bosque!

A leitura é um estímulo para desenvolver a capacidade crítica de interpretação e interação social, oferecendo, assim, um contato com o seu mundo imaginário. É nesta fase que todos os hábitos se formam, por isso a importância de formar leitores desde pequenos.
As histórias infantis nos levam para um mundo imaginário, no qual as crianças sentem medo, se consolam, relacionam o real com o imaginário, despertam curiosidade, acreditam nas histórias porque a visão de mundo aí apresentada está de acordo com a sua. É de grande importância que o trabalho do hábito pela leitura seja incentivado também em casa. Desde o berço, a criança escuta a mãe cantando e balançando, ou contando histórias antigas. Com isso a criança aprende a gostar do livro pelo afeto, sendo por meio deste que a criança aprende e desenvolve.
Segundo Pinto, citado por Runifo e Gomes (1999) a contação de histórias influi em todos os aspectos da educação da criança: na afetividade: desperta a sensibilidade e o amor à leitura; na compreensão: desenvolve o automatismo da leitura rápida e a compreensão do texto; na inteligência: desenvolve a aprendizagem de termos e conceitos e a aprendizagem intelectual.
A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. É importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas e muitas histórias, pois é através dos livros e contos infantis que a criança enfoca a importância de ouvir, contar e recontar. De acordo com Abramovich (2009, p.14), “escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo”.
Incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância, é muito importante. Neste sentido, a literatura infantil é uma peça fundamental para o desenvolvimento cognitivo e social da criança, sendo que cada criança é um ser particular, cada uma possui suas dificuldades e limitações. Exercendo papel essencial na aprendizagem.
A criança incorpora na história e traz para a sua vida. Bettelheim (1980, p. 15) ressalta que:
É característico dos contos de fadas colocar um dilema existencial de forma breve e categórica. Isto permite a criança aprender o problema em sua forma mais essência, onde uma trama mais complexa confundiria o assunto para ela. O conto de fadas simplifica todas as situações. Suas figuras são esboçadas claramente, e detalhes, a menos que muito importantes, são eliminados. Todos os personagens são mais típicos do que únicos.
Assim, os contos de fadas proporcionam diversos sentimentos na criança como fantasia, medo, alegria e tristeza. Sendo de grande importância inserir na Educação Infantil, pois é onde se inicia o caminho para a leitura. Contudo, educar é uma tarefa que exige muita responsabilidade, neste sentido é essencial para uma boa formação que a criança seja estimulada a ler.
Por isso, é importante entender como se dá o processo de formação da leitura. Pais e docentes precisam saber como podem estimular este processo que será significativo por toda a vida. A influência dos pais na formação de leitores. Os pais são grandes incentivadores na formação dos hábitos na criança, por isso sua influência sobre este hábito é de grande importância, pois estarão presentes desde a infância até a velhice, além do contato com o livro e a rica aprendizagem daí surge o gosto pela leitura.
A compreensão e sentido daquilo que o cerca inicia-se, quando bebê, nos primeiros contatos com o mundo. Os sons, os odores, o toque, o paladar, estes já são os primeiros passos para a criança aprender a ler. No entanto, esta é uma atividade que implica não somente a decodificação de símbolos.

Fonte: 

É fundamental que aconteçam situações lúdicas no processo de ensino-aprendizagem, assim ressaltando a importância da brincadeira na assimilação da realidade do cotidiano por parte das crianças, assimilação obtida através da imaginação e da fantasia, favorecendo o desenvolvimento infantil. 









E para completar, todos levaram para casa suas lindas coroas!

                                       

                                                       




terça-feira, 25 de agosto de 2015

As turmas dos berçários iniciaram processo de desfralde, para saber um pouco mais veja nosso projeto "Adeus fraldas"elaborado para auxiliar as crianças a ultrapassar essa etapa tão importante de suas vidas.



 

PROJETO: “ADEUS FRALDAS”








PROJETO: “Adeus fraldas” (elaborado pela professora: Aglaê)
DURAÇÃO: 5 meses
INICIO: agosto de 2015
PUBLICO ALVO: crianças dos berçários A, B e C

OBJETIVOS:

Aprender noções de higiene;
Adquirir cuidados com o corpo
Estimular a retirada da fralda
Adquirir controle do esfíncter
Desenvolver a autonomia
Tornar o desfralde um momento mais lúdico e prazeroso 

MATERIAL:

Livros, vídeos, bonecos, fantoches, fraldas e painel.

ETAPAS:
- Primeiramente os pais receberão um texto explicando sobre o desfralde. - Posteriormente as crianças serão convidadas a “desfraldar” bonecas. Com a utilização de fantoches aprenderão as primeiras noções de higiene pessoal e utilização do banheiro (dar a descarga, lavar as mãos).
- Serão lidas histórias sobre desfralde na roda de conversa. (“Cocô no trono”, “ O que tem dentro da minha fralda” ).
- As crianças assistirão a vídeos (“Ensinando uma criança a utilizar o vaso sanitário”, “O Urso da casa azul”, episódio “Crescendo e aprendendo”, episódio de “Vila Sésamo” sobre desfralde, “Rita é assim que se faz” e “Cocorico: A história do cocô”).
- Será apresentada a “musica do cocô”.
- Retirada da fralda estimulando o uso do vaso sanitário em horários específicos dentro da rotina diária e progressivo controle esfincteriano.
- Será realizada brincadeira com vaso sanitário de papelão.
- Painel com as mãozinhas das crianças pintadas, dando adeus às fraldas.
- Oficina de modelagem em argila.
Para finalizar o projeto será enviada uma sacola com DVD referente ao tema (já assistido pelas crianças em sala de aula) e caderno de registro para que possam levar para casa durante o fim de semana.

AVALIAÇÃO:

Este processo é realizado em parceria com a família. Observação do progressivo controle esfincteriano; interesse em realizar procedimentos de higiene com auxílio do professor. As crianças que não alcançarem o objetivo não serão criticadas e nem reprimidas, mas serão incentivadas para que consigam alcançar o objetivo com muita paciência, amor e dedicação.


Posteriormente estaremos enviando imagens da atividades acima citadas