Hoje as crianças receberam a visita de uma princesa, que adivinhem: soltava, PUM! rsrsrsrs
A professora Sabrina, nos presenteou com a leitura do livro :
Até as princesas soltam pum.
Foi uma doce e mágica tarde!
Todos os grupos participaram da leitura, que aconteceu em dos lugares preferidos das crianças no CEI, o Bosque!
A leitura é um estímulo para
desenvolver a capacidade crítica de interpretação e interação social,
oferecendo, assim, um contato com o seu mundo imaginário. É nesta fase que
todos os hábitos se formam, por isso a importância de formar leitores desde
pequenos.
As histórias infantis nos levam
para um mundo imaginário, no qual as crianças sentem medo, se consolam,
relacionam o real com o imaginário, despertam curiosidade, acreditam nas
histórias porque a visão de mundo aí apresentada está de acordo com a sua. É de
grande importância que o trabalho do hábito pela leitura seja incentivado
também em casa. Desde o berço, a criança escuta a mãe cantando e balançando, ou
contando histórias antigas. Com isso a criança aprende a gostar do livro pelo
afeto, sendo por meio deste que a criança aprende e desenvolve.
Segundo Pinto, citado por Runifo
e Gomes (1999) a contação de histórias influi em todos os aspectos da educação
da criança: na afetividade: desperta a sensibilidade e o amor à leitura; na
compreensão: desenvolve o automatismo da leitura rápida e a compreensão do
texto; na inteligência: desenvolve a aprendizagem de termos e conceitos e a
aprendizagem intelectual.
A literatura infantil é um
caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de
forma prazerosa e significativa. É importante para a formação de qualquer
criança ouvir muitas e muitas histórias, pois é através dos livros e contos
infantis que a criança enfoca a importância de ouvir, contar e recontar. De
acordo com Abramovich (2009, p.14), “escutá-las é o início da aprendizagem para
ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de
descoberta e de compreensão do mundo”.
Incentivar a formação do hábito
de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância, é
muito importante. Neste sentido, a literatura infantil é uma peça fundamental
para o desenvolvimento cognitivo e social da criança, sendo que cada criança é
um ser particular, cada uma possui suas dificuldades e limitações. Exercendo
papel essencial na aprendizagem.
A criança incorpora na história e
traz para a sua vida. Bettelheim (1980, p. 15) ressalta que:
É característico dos contos de
fadas colocar um dilema existencial de forma breve e categórica. Isto permite a
criança aprender o problema em sua forma mais essência, onde uma trama mais
complexa confundiria o assunto para ela. O conto de fadas simplifica todas as
situações. Suas figuras são esboçadas claramente, e detalhes, a menos que muito
importantes, são eliminados. Todos os personagens são mais típicos do que
únicos.
Assim, os contos de fadas
proporcionam diversos sentimentos na criança como fantasia, medo, alegria e
tristeza. Sendo de grande importância inserir na Educação Infantil, pois é onde
se inicia o caminho para a leitura. Contudo, educar é uma tarefa que exige
muita responsabilidade, neste sentido é essencial para uma boa formação que a
criança seja estimulada a ler.
Por isso, é importante entender
como se dá o processo de formação da leitura. Pais e docentes precisam saber
como podem estimular este processo que será significativo por toda a vida. A
influência dos pais na formação de leitores. Os pais são grandes incentivadores
na formação dos hábitos na criança, por isso sua influência sobre este hábito é
de grande importância, pois estarão presentes desde a infância até a velhice,
além do contato com o livro e a rica aprendizagem daí surge o gosto pela
leitura.
A compreensão e sentido daquilo
que o cerca inicia-se, quando bebê, nos primeiros contatos com o mundo. Os
sons, os odores, o toque, o paladar, estes já são os primeiros passos para a
criança aprender a ler. No entanto, esta é uma atividade que implica não somente
a decodificação de símbolos.
Fonte:
É
fundamental que aconteçam situações lúdicas no processo de ensino-aprendizagem,
assim ressaltando a importância da brincadeira na assimilação da realidade do
cotidiano por parte das crianças, assimilação obtida através da imaginação e da
fantasia, favorecendo o desenvolvimento infantil.
|
E para completar, todos levaram para casa suas lindas coroas! |