sábado, 18 de fevereiro de 2017

Brincadeiras com água e muita diversão!


“Na infância, bastava o sol lá fora e o resto se resolvia!”
Fabrício Carpinejar

“O educador deve lembrar que foi criança e a partir daí deixar reviver em si a criança que foi um dia e restaurar o gosto pelo fazer lúdico, resgatando as brincadeiras de sua infância, reciclando com as atuais e contribuindo assim para uma aprendizagem diferenciada. ”

Helyane Dianno


















O espaço escolar é um espaço importante socialmente, mas é um espaço que vai além das salas de aulas.




 É fundamental que as crianças sejam envolvidas em ações e relações entre o que aprendem na escola e a vida real.



 É preciso que eles tenham vivências onde possam experimentar o conhecimento que circula na escola e na vida ou se preferir que levem da escola para vida!





Educar com sensibilidade é essencial na educação infantil, devemos dar cor e vida ao aprendizado, então, resgatando as brincadeiras de antigamente conseguimos trazer um pouco do prazer em brincar com “o simples” e o “brincar junto”, aproveitamos os dias ensolarados para novas e inesquecíveis aventuras, que tal um refrescante banho de mangueira ou brincar de “queimada” com bexigas cheias com água?

 Alguns benefícios que uma vivência, ao ar livre, pode trazer:
·         Melhores estratégias, bem como melhor qualidade no ambiente de aprendizado;
·         As crianças com dificuldades de relação nas “aulas convencionais”, demonstram maior facilidade de relacionamento;
·         As atividades são mais divertidas;
·         Ajuda a estabelecer um elo natural entre as crianças e os educadores.


“Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu.”
Rubem Alves


Imaginar, criar, fruir e sonhar! MG I B Professora Valéria


“Não há nada como o sonho para criar o futuro. Utopia hoje, carne e osso amanhã. ”
Victor Hugo



Buscar vivências significativas é sempre um desafio, hoje foi dia de criar e a proposta foi descobrir as possibilidades de formas e papéis variados.

 Envolvidas com o momento de descoberta foram criando e transformando os papéis em brinquedos e em uma divertida brincadeira.




Andaram sobre escadas, correram da cobra feita pelo Guilherme e não demorou, com tanta inspiração logo Lara inventou a sua também, entre risos e pulos muita alegria e criatividade!







Gestos do brincar-MG I A e B Professoras Valéria e Simone


A felicidade não é uma coisa grande, são milhares de coisas pequenas!


Muitas vezes o prazer da descoberta é imensamente oportuno para uma riqueza de possibilidades, a aprendizagem acontece em um momento espontâneo e torna-se inesquecível.

Durante as brincadeiras no parque a Manuella “escorregou ” e viu aí um convite da natureza, então chamou os amigos e todos alegremente se encantaram, que delícia tocar nas folhas e se jogar no mato (rsrsrs).



A professora Valéria de longe observava e se encantava, tanto aprendizado escondido ali no mato!





“Por viver muitos anos dentro do mato
Moda ave
O menino pegou um olhar de pássaro -
Contraiu visão fontana.
Por forma que ele enxergava as coisas
Por igual
como os pássaros enxergam. ”
Manoel de Barros



Pequenos artistas Grandes arteiros -MG II A - prof.Cleide- Apresentação de técnicas variadas


“O talento desenvolve-se no amor que pomos no que fazemos. Talvez até a essência da arte seja o amor pelo que se faz, o amor pelo próprio trabalho. ”
Máximo Gorky
Carta aos Jovens Escritores



No processo de aprendizagem em Artes Visuais, a criança exterioriza seu mundo interno, sua personalidade e seu modo de ver e de sentir as coisas.



Ela traça um percurso de criação e construção individual que envolve escolhas, experiências pessoais, aprendizagens, relação com materiais e sentimentos.






A criação é exclusividade das crianças, mas cabe ao professor alimentar esse percurso de forma intencional, oferecendo propostas e experiências variadas.






Pintura coletiva com pincel no papel craft
Inspiração: história Chapéuzinho Vermelho
Alguns objetivos:

·         Explorar uma variedade de ferramentas, materiais e técnicas;

·         Desenvolver a linguagem e as habilidades sociais em grupo;
 
·         Trabalhar ao lado de seus colegas e aprender com o exemplo;
 
·         Aprender a cooperar com outras crianças;
·          
·         Criar livremente ;

·         Desenvolver  sua coordenação motora fina , criatividade, habilidades sociais.






 “A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível. ”
                                                                                            Leonardo da Vinci