domingo, 29 de novembro de 2015

Em breve mais novidades!!!


PÉROLA NEGRA - O BARCO / Aprender com emoção, aprender para sempre!


APRENDER COM EMOÇÃO,APRENDER PARA SEMPRE!



"Num instante imagino uma linda gaivota voar no  Céu
 Vai Voando, contornando a imensa curva Norte-Sul
 Vou com ela  viajando Havaí, Pequim ou  Istambul
 Pinto um barco a vela branco navegando
 E tanto Céu e Mar num beijo azul ... "





Segundo os Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil, (Brasil, 1998, p. 22):

 Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato de a criança, desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação. Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais.


 No nosso CEI o brincar é "coisa séria", as professoras estão sempre em busca de atividades lúdicas , as crianças se envolvem e aprendem. No mês de Novembro, as crianças receberam um inusitado presente: um BARCO , isso mesmo, um barco, lindo e colorido batizado de Pérola Negra, as professoras buscaram em seus planejamentos introduzir a temática ,de diversas maneiras, envolvendo todas as linguagens, proporcionando condições de percepção da cultura popular, entrelaçando-a com a natureza lúdica : lendas, brincadeiras, trava-línguas, adivinhas, artesanato, personagens, costumes, cultura, crenças,enfim, o folclore em geral, que aumenta e faz evoluir as possibilidades com o corpo. Não demorou muito para o personagem PIRATA aparecer e assim embarcamos, em uma inesquecível viagem, sem sair do lugar!



O dia da inauguração, foi inesquecível com direito a visita da Pirata Sabrina, fantasias, tapa-olhos, chapéus, espadas, explosão de confetes, tesouro e muita DIVERSÃO! Os olhos das crianças brilhavam, os sorrisos eram contagiantes!




Brincando a criança desenvolve aspectos cognitivos e motor, já que o ato do brincar mostra para ela, não somente o mundo exterior, mas também o interior. Fator que permite que a mesma caminhe para um aprender, que praticamente, transforma a realidade em brincadeira. Para Vygotsky (1991) ao brincar, a criança se manifesta para além do seu comportamento habitual; a relação com o brinquedo faz com que ela alcance o desejável através da fantasia. 




"Sou o pirata da perna de pau
Olho de vidro e cara de mau!"



A aprendizagem decorrente da brincadeira vem da experimentação que a atividade propicia. As maneiras de mediação que o professor pode utilizar no ambiente da educação infantil são muitas, basta que ele reconheça o valor dos objetos, do ambiente, da sua ajuda e orientação, e principalmente da sua organização, para assim possibilitar uma qualidade no brincar de seus alunos. 
                                               
                                                                                         (NAVARRO, 2009, p.2129)