O Centro de Educação Infantil Vereador José Gomes de Moraes Netto é um Centro de Educação Infantil da rede direta da Prefeitura de São Paulo, vinculado a Diretoria Regional do Ipiranga, inaugurado no ano de 1987. Atende 103 crianças na faixa etária de 0 a 3 anos em turno integral. Nosso eixo principal de trabalho é o "BRINCAR". A partir do brincar, os bebês e crianças aprendem a observar e cuidar da natureza, adquirem conceitos, valorizam a diversidade, vivenciam situações do cotidiano, aprendem
domingo, 29 de novembro de 2015
PÉROLA NEGRA - O BARCO / Aprender com emoção, aprender para sempre!
APRENDER COM EMOÇÃO,APRENDER PARA SEMPRE!
"Num instante imagino uma linda gaivota voar no Céu
Vai Voando, contornando a imensa curva Norte-Sul
Vou com ela viajando Havaí, Pequim ou Istambul
Pinto um barco a vela branco navegando
E tanto Céu e Mar num beijo azul ... "
Segundo os Referenciais
Curriculares Nacionais para Educação Infantil, (Brasil, 1998, p. 22):
Brincar é
uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da
autonomia. O fato de a criança, desde muito cedo, poder se comunicar por meio
de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz
com que ela desenvolva sua imaginação. Nas brincadeiras as crianças podem
desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a
memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização,
por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis
sociais.
Brincando a criança desenvolve
aspectos cognitivos e motor, já que o ato do brincar mostra para ela, não
somente o mundo exterior, mas também o interior. Fator que permite que a mesma
caminhe para um aprender, que praticamente, transforma a realidade em
brincadeira. Para Vygotsky (1991) ao brincar, a criança se manifesta para além
do seu comportamento habitual; a relação com o brinquedo faz com que ela
alcance o desejável através da fantasia.
"Sou o pirata da perna de pau
Olho de vidro e cara de mau!"
A
aprendizagem decorrente da brincadeira vem da experimentação que a atividade
propicia. As maneiras de mediação que o professor pode utilizar no ambiente da
educação infantil são muitas, basta que ele reconheça o valor dos objetos, do
ambiente, da sua ajuda e orientação, e principalmente da sua organização, para
assim possibilitar uma qualidade no brincar de seus alunos.
(NAVARRO, 2009,
p.2129)
Assinar:
Postagens (Atom)