Secretaria Municipal de Educação
Diretoria Regional de Educação do Ipiranga
CEI Ver. José
Gomes de Moraes Netto
Projeto Especial de Ação – PEA 2015
“Os Primeiros Passos em
Direção a um Mundo Melhor, Possibilitando o Convívio com a Diversidade”
“...todas as crianças, gostam de paz, amor e respeito, e
optariam por essas experiências, se pudessem”
Diane Tillman
O educador deve ter consciência de
seu papel, conhecimento teórico, clareza de suas ações e da sua atuação nas
relações com as crianças. A educação é
um dos principais meios disponíveis para promover a humanização. O Currículo da Educação Infantil integra os
saberes e experiências das crianças com o conhecimento cultural, artístico e
científico da humanidade, promovendo o desenvolvimento integral. Para que a
criança desde pequena seja incentivada a adotar atitudes de cuidados e respeito
ao outro, ao ambiente em que vive, valorizando a vida humana, a convivência no
meio social e a cuidar de si mesmo assumindo ações para seu benefício e de
todos e relacione-se com outras crianças e adultos de modo agradável e de forma
solidária. E, conforme Avaliação final do PEA de 2014, optamos pelo estudo das
múltiplas linguagens, com foco no Conhecimento e Cuidado de Si, do Outro e do
Ambiente. Este Projeto está em consonância com o Projeto Político Pedagógico da
Unidade, de acordo com as diretrizes da Política Educacional e com o Programa
Mais Educação São Paulo, uma
vez que o Programa tem
enfoque pedagógico e seu objetivo é contribuir para a melhoria da aprendizagem
dos educandos. Para constituir práticas educativas que atendam aos
interesses e necessidades das crianças elaboramos este Projeto como uma
proposta promotora de desenvolvimento.
Objetivos:
Redimensionar
as práticas pedagógicas através de leituras, vídeos e discussões, tendo como
objetivo promover o desenvolvimento integral de todas as crianças;
Servir
de referência ao trabalho dos professores, favorecendo uma atitude reflexiva
para o planejamento de suas ações e dos ambientes de aprendizagens das crianças;
Elaborar
atividades que possibilitem e valorizem a diversidade cultural da criança
e de suas famílias na ampliação das múltiplas linguagens;
Instrumentalizar os educadores no uso de novas
tecnologias como recurso de observação, registro e construção de documentação
pedagógica;
Promover a cultura de pesquisa, estudo, discussão,
tematização de práticas pedagógicas, reflexão sobre sua ação e sobre o
desenvolvimento infantil;
Aprofundar o conhecimento do trabalho com as diversas
Linguagens, em especial no conhecimento e Cuidado de Si, do Outro e do
Ambiente;
Aprimorar
a compreensão do educador sobre as características da infância para a elaboração de um currículo que integre a as experiências vividas e os saberes socialmente construídos;
Subsidiar o educador para criação de um
ambiente organizado, seguro, onde a criança tenha acesso aos diversos
materiais, possibilitando o brincar e o aprender e à construção da autonomia
|
Avaliação
Avaliaremos a
adequação do Projeto á prática diária e ao alcance dos objetivos,
redirecionando os temas se necessário. Será realizada coletivamente pelos participantes,
Equipe Gestora, Supervisor Escolar e pelo Conselho de CEI.