quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Descobrindo e produzindo sons. MGIIB - professora Juliana Fiorentin


“A música é o barulho que pensa. “
Victor Hugo


Na concepção da Educação Infantil aproximar crianças pequenas da música e oferecer possibilidades para que a exploração de sons, ritmos e melodias seja parte da rotina e brincadeiras na escola é muito importante para o desenvolvimento dos pequenos.




" A criança pequena constrói sua identidade como pessoa por meio do corpo e dos sons. Quando nos dedicamos à formação musical de bebês e crianças, verificamos a semelhança feliz entre a riqueza sonora que existe, as necessidades e possibilidades sonoras deles ".
Giovanni Sedioli


 Nada mais desafiador que um Parque Sonoro, um espaço que proporciona à criança experiências sensoriais de exploração musical livre.




A ideia é que a criança seja protagonista da experiência, interaja com o espaço e os objetos  contidos nele e use sua imaginação para transformá-los  em instrumentos.



“A música é a linguagem universal. “
Wagner





A arte de criar e pintar –MGIIB professora Juliana Fiorentin


 “A arte de pintar é apenas a arte de exprimir o invisível através do visível. ”
Eugéne Fromentin 



A pintura acompanha o ser humano por toda a sua história, a pintura foi uma das principais formas de representação dos povos, desde o Renascimento até o século XVIII.
Na Idade Média já se usavam guaches nas iluminuras.

Embora o guache seja principalmente uma técnica de pintura, é também, usado muitas vezes para desenho e ilustrações ou ainda para trabalhar em conjunto com materiais variados de desenho.


Ao pintar a criança não somente alimenta sua imaginação criadora, como também descobre uma bela forma de expressão.




O ser humano que não conhece arte tem uma experiência de aprendizagem limitada, escapa-lhe a dimensão do sonho, da força comunicativa dos objetos à sua volta, da sonoridade instigante da poesia, das criações musicais, das cores e formas, dos gestos e luzes que buscam o sentido da vida. 









“ A pintura é uma poesia que se vê e não se sente e a poesia é uma pintura que se sente e não se vê. “
Leonardo da Vince


Vento, ventania me leve para qualquer lugar! MGIB professora Valéria


O ar (o vento)
Estou vivo, mas não tenho corpo
Por isso é que não tenho forma
Peso eu também não tenho
Não tenho cor
Quando sou fraco
Me chamo brisa
E se assobio
Isso é comum
Quando sou forte
Me chamo vento
Quando sou cheiro
Me chamo pum!
Vinicius de Moraes


Possibilitar às crianças a pesquisa  e descobertas, o desenvolvimento de diferentes formas de sentir, a percepção do vento e os movimentos do ar, trabalhar o desenvolvimento da coordenação motora favorecendo o aprendizado e a adequação de gestos e movimentos às intenções em relação à vivência, são algumas das conquistas esperadas com essa experiência.
Em uma roda de conversa a professora Valéria, apresentou a temática sobre o vento:
Quem balança as cortinas?
E as tiras de crepom no ventilador?


“ O vento! ” ( logo surgiu a resposta dada pela Lara)
Quem sabe fazer vento?
“Eu sei é só soprar!” (respondeu o Enzo)

Então, vamos brincar de soprar e depois com argolas, tiras de crepom e fita crepe, confeccionamos um novo brinquedo: o caçador de vento.






Com a ajuda da Ana Clara, os caçadores foram pendurados nas árvores e a diversão começou!
O bosque foi o melhor lugar para observar o brinquedo balançar e a direção do vento, mostrar.










“... Quero  juntar-me a você e carregar os balões pro mar
Quero enrolar as pipas nos fios
Mandar meus beijos pelo ar
Vento, ventania, me leve pra qualquer lugar
Me leve para qualquer canto do mundo
Ásia, Europa, América...”
Música Biquini Cavadão





Dança criativa- Corpo e movimento MGIB professora Valéria


“Não existe ação que não seja corporal”
Toulouse  Vayer



O toque desperta muitas sensações, uma pena que passa levemente sobre o corpo, a suavidade, o despertar sutil de movimentos ao som de suaves melodias.

Como é belo observar o movimento dos tecidos que permitem a exploração do espaço em todos os planos, baixo, médio e alto.

O corpo que se movimenta em vários gestos...








“ ... é  de grande importância a educação pelo movimento no processo escolar, uma vez que seu objetivo central é contribuir para o desenvolvimento motor da criança o qual auxiliará na evolução de sua personalidade e no seu sucesso escolar”

Le Boulch (1987)