sexta-feira, 10 de março de 2017

Caixa de Música BII AB professoras Adriana/Sabrina/ ATE Sylvia


“Não se pode falar de 
educação sem amor. ”
Paulo Freire

Caixa de Música como rotina


Objetivo: propor aos alunos uma rotina mais divertida e interativa.



As rodas cantadas são momentos com grande participação dos pequeninos, assim que as professoras pegam a caixa eles já se animam para cantar, a música preferida é “Trá lá Trá lá Trá lá lá...” exerce um fascínio que acalma e acalanta, como mágica o choro (ainda estão em adaptação) se vai e a alegria toma conta!




“Música é uma espécie de alimento indispensável !”

Day Anne

Percursos dos desenhos – suportes gráficos e materiais variados-Giz de cera – professoras Adriana e Sabrina


“Ainda sou papel em branco.
Vou deixar a vida desenhar doçuras em mim”.
Wanderly Frota

As atividades gráficas e plásticas representam uma autêntica linguagem para as crianças, são responsáveis por desenvolver suas habilidades motoras, darão mais liberdade de expressão e enriquecerão seu mundo.




O contato com diferentes materiais estimulará suas ideias e sua expressividade, a maioria das crianças consegue segurar um giz de cera e iniciar o desenho com rabiscos no papel por volta dos 12 ou 13 meses, a técnica no que se refere ao domínio instrumental, não necessita ser ensinada adquire-se com a prática e experiência.




Giz de cera: por seu manejo cômodo, é o “lápis” ideal para os primeiros desenhos.


 "Não devemos explicar nada a uma criança, é preciso maravilhá-la."

(Marina Tsvetana)






Interações - BII AB - Professoras Luci/ Claudia e Meire

“Ao brincar, a criança assume papéis e aceita as regras próprias da brincadeira, executando, imaginariamente, tarefas para as quais ainda não está apta ou não sente como agradáveis na realidade.”
Lev Vygotsky

Vygotsky diz que as interações sociais são as alavancas do processo educativo, segundo ele é essencial que as crianças travem contato com o maior número de pessoas, (adultos e crianças) inclusive os colegas, numa relação de ajuda mútua.
Nessa perspectiva buscamos vivências que favoreçam o desenvolvimento do vínculo, nas relações entre os pequenos assim, a interação entre duas ou mais crianças é um excelente meio de promover o aprendizado.  
Em termos de comportamento, os pequenos se tornam mais solidários e respeitosos ao trabalhar em conjunto nas atividades propostas pelo professor.

Eles aprendem a pedir e receber ajuda, a superar frustrações e a desenvolver um pensamento comum para resolver questões do dia-a-dia. 

Varal de bexigas e luvas com água - sensações e descobertas




Parque – brincando e explorando




















“Através dos outros, nos tornamos nós 
mesmos. ”
                                                                                      Lev Vygotsky

Cantos, Contos e Encontros – Jogos Simbólicos


"Para ajudar uma criança, devemos fornecer-lhes um ambiente que lhes permita desenvolver-se livremente"
Maria Montessori

Projeto Cantos, Contos e Encontros
Demos início ao projeto que envolve todos os agrupamentos, nos dois períodos(durante o processo  de  adaptação os bebês, terão o espaços separados dentro da proposta em uma integração das três turmas, mas gradativamente serão envolvidos com os outros o que é fundamental para a relação e desenvolvimento dos pequeninos) o encontro normalmente acontece no último dia da semana, durante as vivências os espaços são preparados especialmente para as brincadeiras simbólicas, contações de histórias, teatros, entre outras experiências, brincar é natural  para  criança e o jogo simbólico é a representação corporal do imaginário, mas apesar de predominar a fantasia a atividade psicomotora exercida acaba por prender a criança à realidade. 
Nossa brinquedoteca recebeu novos “brinquedos” que são como “alimentos” para a imaginação das crianças, buscamos não apenas, brinquedos propriamente ditos, mas alguns objetos reais que estimulem a brincadeira, eles adoraram!

Na sua imaginação a criança pode modificar a sua vontade usando o “ faz de conta”, mas quando expressa corporalmente as atividades, precisa respeitar a realidade concreta e as relações com o mundo.
Na prática os espaços são organizados dentro da proposta e as crianças tem a liberdade de escolher onde querem brincar, favorecendo além da imaginação, a autonomia e integração entre os pequenos.
É através do jogo simbólico que a criança cria um mundo imaginário onde representa as suas preocupações e os sentimentos que a incomodam na  vida real e dessa forma consegue exprimir através de brincadeiras, algo que não conseguiria exprimir por palavras.
Hoje no período da manhã, foram preparados:
· Espaço das sensações, com recursos que favorecessem aspectos sensoriais do toque e texturas variadas;












· Jogos imaginários, com areia e utensílios variados;
· Faz de conta, com panelinhas, bacias, bolinhas e tecidos













“Muitas possibilidades e tantas escolhas, só podiam resultar em uma manhã tranquila e feliz!”
(Professora Sabrina B2ab)

ACALANTO

“Dorme criança,
dorme, enquanto eu fecho as cortinas,
 para que o sol clareie cedo tudo só lá fora...

Dorme criança,
 dorme, enquanto eu leio estórias,
 para que os teus medos vão embora...  “


(@DoraBrisa)



“A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro. ”

Albert Einstein