quinta-feira, 31 de março de 2016

Massinha de modelar(caseira)/Atividade sensorial Turmas B II C Professora Gisele MG I A Professora Jani

Atividade sensorial
Turmas
B II C
Professora Gisele
MG I A
Professora Jani
Massinha de modelar(caseira)

Receita:
·      4 xícaras farinha de trigo
·      1 xícara de sal
·      1 colher de chá de óleo
·      1 ½ de água
·      Corante
Modo de Fazer
Numa tigela grande, misturar todos os ingredientes e amassar bem até ficar boa para modelar. Guardar em saco plástico ou vidro bem tampado. Para dar cor a massinha, coloque corante para alimento.

Linguagem artística

Sistemas trabalhados na atividade:
·      tátil
·      olfativo
·      visual

Observar a transformação das misturas, bem como sentir as diferentes texturas.


Vivemos em um mundo em constante transformação, logo somos agentes transformadores, desde pequenos passamos por inúmeras metamorfoses, a fase da vida onde somos crianças é por onde se inicia nosso aprendizado.Através das fotografias, observamos as expressões dos pequenos e podemos dividir e nos contagiar com a doce sensação e prazer da descoberta!




A concepção de aprendizagem é de um processo social em que a atividade humana é mediadora das relações do homem com os outros homens e com a natureza. Assim, dentro dessa perspectiva, o desenvolvimento das funções mentais superiores na criança se dá do social, nas ações partilhadas com o outro (plano interpsíquico), para o individual (plano intrapsíquico), processo a que Vygotsky denominou de “processo de internalização”.

(Cerisara, 2000, p. 86)




“Não haveria criatividade sem a curiosidade que nos move e que nos põe pacientemente impacientes diante do mundo que não fizemos, acrescentando a ele algo que fazemos”
Pedagogia da Autonomia.


BII  C





MG II A











Algumas falas das crianças MG I A :

- Olha tia! (Manuella)
- Olha o que eu “fazi”! (Manuella)
- Maria Luiza, não é de “por” na boca, não! (Leandro)
- Olha, ela “tá pondo” a mão! Ela conseguiu, assim! (Angelina)

terça-feira, 29 de março de 2016

Cozinhando com amor! Atividade BII A/B Professoras Alessandra/Regina



Atividade
BII A/B
Professoras
 Alessandra/Regina
Cozinhando com amor! 

Objetivos
·      Incentivar a exploração dos alimentos

·      Participar de momentos diferenciados de interação (preparação da receita)
·      Observar as transformações dos alimentos
·      Conscientizar a criança desde cedo quanto a importância de uma alimentação saudável, nutritiva e balanceada. 


Tocar, sentir, cheirar, provar mais que sensações, são preciosos momentos de aprendizado, atentos e curiosos os bebês participaram do preparo de uma saborosa receita e não perdiam um só movimento da educadora. Olhinhos vivos, observando cada detalhe, e nessa mistura de sensações e sabores, puderem degustar uma gostosa sobremesa de frutas.


“Cozinhar é a arte de misturar sabores”


Quer repetir a delícia em casa? É só seguir a nossa receitinha...

GOSTOSURA NATUREBA

Nós usamos:

2 potes de iogurte natural
2 colheres de cacau em pó
5 maçãs descascadas e sem sementes
7 bananas
4 colheres de farelo de aveia

Como preparamos?

Batemos tudo no liquidificador.

Ahhh... não esqueça, essa quantidade de ingredientes foi para toda a nossa turminha. Você pode adequar as quantidades para fazer para a sua turma em casa. Bom apetite!!!!


Enrico não curtiu muito o gosto do cacau em pó, mas do iogurte natural... hummm... que delícia!



Ué... já acabou? Beatriz curtiu a repetição!
Raquel fez questão de ajudar a coleguinha Maria Heloísa. É sempre bom colaborar!

segunda-feira, 28 de março de 2016

Contação: Maria, vai com as outras Adaptado por CPinto do conto de Sylvia Orthof Professora Jani BII AB/C MG I A/B/C MG II A



 Contação:
Maria, vai com as outras
Adaptado por CPinto do conto de Sylvia Orthof

Professora Jani
BII AB/C
MG I A/B/C
MG II A

Linguagem Verbal (oral)
·       Ampliar o repertório de palavras
·       Ampliar o repertório de histórias
·       Ampliar a forma, como as crianças criam e contam histórias
·       Incentivar o comportamento “espectador”


Contar histórias, ajuda as crianças a expandirem os limites da sua imaginação e criatividade, favorece a aquisição de hábitos de leitura, melhora a capacidade de interpretação e os desempenhos nas práticas do dia a dia, bem como, ajuda na resolução de problemas internos.




“Maria Vai com as Outras”

Era uma vez uma ovelha chamada Maria. Onde as outras ovelhas iam, Maria ia também. As ovelhas iam para baixo, Maria ia também. As ovelhas iam para cima, Maria ia também.
Um dia, todas as ovelhas foram para o Pólo Sul. Maria foi também. E atchim! Maria ia sempre com as outras.
Depois todas as ovelhas foram para o deserto. Maria foi também.
– Ai que lugar quente!
As ovelhas tiveram insolação. Maria teve insolação também. Uf! Uf! Puf!
Maria ia sempre com as outras.
Um dia, todas as ovelhas resolveram comer salada de ervilhas. Maria detestava ervilhas. Mas, como todas as ovelhas comiam ervilhas, Maria comia também. Que horror!


Foi quando de repente, Maria pensou: “Se eu não gosto de ervilhas, por que é que eu tenho que comer salada de ervilhas?. Maria pensou, suspirou, mas continuou a fazer o que as outras faziam.
Até que as ovelhas resolveram saltar do alto do monte para dentro da lagoa. Todas as ovelhas saltaram. Saltava uma ovelha, não caía na lagoa, caía na pedra, quebrava o pé e chorava: “mé!”. Saltava outra ovelha, não caía na lagoa, caía na pedra e chorava: “mé!”.
E assim quarenta e duas ovelhas saltaram, quebraram o pé, chorando “mé, mé, mé”! Chegou a vez de Maria saltar. Ela recuou, entrou num restaurante e comeu uma feijoada.
Agora, “mé!”, Maria vai para onde caminha o seu pé.

Adaptado por CPinto do conto de Sylvia Orthof



“Se quiser falar ao coração dos homens, há que se contar uma história. Dessas onde não faltem animais, ou deuses e muita fantasia. Porque é assim – suave e docemente que se despertam consciências.”














Melecas Malucas - Atividade sensorial Desenvolvida pelas professoras dos grupos B II AB / C Professoras Alessandra/Regina/Gisele MG A/C Professoras Jani/Cleide Elias




Atividade sensorial
Desenvolvida pelas professoras dos grupos
 B II AB / C
Professoras Alessandra/Regina/Gisele
MG A/C
Professoras Jani/Cleide Elias 
Melecas malucas,
brincando, transformando e aprendendo!

(Amido de milho e gelatina)


Objetivos: 
  •      Desenvolver as habilidades manuais
  •      Desenvolver a coordenação motora
  •      Produção de receitas
  •     Noções de medidas
  •      Experimentação e curiosidade sobre a transformação dos diferentes materiais


“A infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano”

O que para alguns parece sujeira para eles são marcas de aventura, nosso maior objetivo é desenvolver na criança  seu potencial humano de:
  • brincar
  • explorar
  • usar sua imaginação
  • participar
  • descobrir o mundo por ela mesma
  • se sujar
  • ser criança
  • aprender por ela mesma
  • aprender sobre sua imaginação
  • desenvolver sua inteligência psíquica e emocional
  • desenvolver todas as suas habilidades


Porque é impossível aprender e crescer sem experimentar!