Atividade sensorial
Turmas
B II C
Professora
Gisele
MG I A
Professora
Jani
Massinha de modelar(caseira)
Receita:
·
4 xícaras farinha de trigo
·
1 xícara de sal
·
1 colher de chá de óleo
·
1 ½ de água
·
Corante
Modo de
Fazer
Numa tigela
grande, misturar todos os ingredientes e amassar bem até ficar boa para
modelar. Guardar em saco plástico ou vidro bem tampado. Para dar cor a
massinha, coloque corante para alimento.
Linguagem artística
Sistemas trabalhados na atividade:
· tátil
· olfativo
· visual
Observar a
transformação das misturas, bem como sentir as diferentes texturas.
Vivemos em um mundo
em constante transformação, logo somos agentes transformadores, desde pequenos
passamos por inúmeras metamorfoses, a
fase da vida onde somos crianças é por onde se inicia nosso aprendizado.Através das fotografias, observamos as expressões dos
pequenos e podemos dividir e nos contagiar com a doce sensação e prazer da
descoberta!
A concepção de aprendizagem é de um processo social em que a atividade
humana é mediadora das relações do homem com os outros homens e com a natureza.
Assim, dentro dessa perspectiva, o desenvolvimento das funções mentais
superiores na criança se dá do social, nas ações partilhadas com o outro (plano
interpsíquico), para o individual (plano intrapsíquico), processo a que
Vygotsky denominou de “processo de internalização”.
(Cerisara, 2000, p. 86)
“Não haveria criatividade sem a curiosidade que nos move e que nos põe pacientemente impacientes diante do mundo que não fizemos, acrescentando a ele algo que fazemos”
Pedagogia da Autonomia.
BII C
MG II A
Algumas falas das crianças MG I A
:
- Olha tia! (Manuella)
- Olha o que eu “fazi”! (Manuella)
- Maria Luiza, não é de “por” na boca, não! (Leandro)
- Olha, ela “tá pondo” a mão! Ela conseguiu, assim! (Angelina)