“ Para que uma pessoa se
exprima enquanto corpo que realiza mais livremente seus próprios desejos, é
necessário que ela cresça não em sua individualidade absoluta, mas em suas
relações com os outros e o mundo”
Medina (1987)
O
corpo se desenvolve através de aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas, o
movimento, intelecto e o afeto estão relacionados e caminham juntos, assim
favorecendo o desenvolvimento integral da criança.
Oportunizando
experiências de aprendizagem que estimulem os movimentos corporais, garantimos
que a criança conheça as funções do seu
corpo e estabeleça relações de movimento pertencentes ao indivíduo em sua
totalidade.
Através
dos movimentos corporais ela revela sentimentos, emoções e experiências vivenciadas, cria hábitos e atitudes integradas ao corpo,
possibilitando assim a construção da sua
identidade e personalidade, ela descobre o mundo e se redescobre como pessoa.
A
brincadeira é o melhor caminho para esse descobrimento, brincando a criança
busca informações desejadas, estabelece coordenações, organiza suas ideias, faz
verificações e experimenta sensações.
Quanto
mais a criança organiza seus movimentos, articulados pelo pensamento, mais ela
se expressa usando habilidades corporais e cognitivas. Então podemos afirmar
que tudo está relacionado, o corpo que se movimenta é o corpo que se expressa.
E
assim as professoras buscam oportunizar vivências envolventes e dinâmicas, a
criança aprende seus limites e amplia suas possibilidades de criação.
Bolhas de sabão e o movimento de sopro
O que será? (caixa sensorial)
Contornos e movimentos
Posições corporais
Desenho com interferência/corpo
Desenho com interferência/espelho
Exploração sensorial/farinha de trigo e fubá
Oficina de exploração tintas/suporte
inusitados
Aperta, amassa e transforma/massinha caseira
Desenho com interferência/olhos
“Na educação
corporal, a relação toma uma dimensão mais importante ainda através do
conhecimento de si mesmo, do outro e da adaptação ao mundo dos outros. ”
Desobeau (1982)