sexta-feira, 3 de maio de 2019

Criança e movimento ou criança é movimento MG II B professoras Jani e Luci


“ Para que uma pessoa se exprima enquanto corpo que realiza mais livremente seus próprios desejos, é necessário que ela cresça não em sua individualidade absoluta, mas em suas relações com os outros e o mundo”
Medina (1987)



O corpo se desenvolve através de   aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas, o movimento, intelecto e o afeto estão relacionados e caminham juntos, assim favorecendo o desenvolvimento integral da criança.

Oportunizando experiências de aprendizagem que estimulem os movimentos corporais, garantimos que  a criança conheça as funções do seu corpo e estabeleça relações de movimento pertencentes ao indivíduo em sua totalidade.

Através dos movimentos corporais ela revela sentimentos, emoções e  experiências vivenciadas,  cria hábitos e atitudes integradas ao corpo, possibilitando assim a  construção da sua identidade e personalidade, ela descobre o mundo e se redescobre como pessoa.

A brincadeira é o melhor caminho para esse descobrimento, brincando a criança busca informações desejadas, estabelece coordenações, organiza suas ideias, faz verificações e experimenta sensações.

Quanto mais a criança organiza seus movimentos, articulados pelo pensamento, mais ela se expressa usando habilidades corporais e cognitivas. Então podemos afirmar que tudo está relacionado, o corpo que se movimenta é o corpo que se expressa.

E assim as professoras buscam oportunizar vivências envolventes e dinâmicas, a criança aprende seus limites e amplia suas possibilidades de criação.

Bolhas de sabão e o movimento de sopro

















O que será? (caixa sensorial)




Contornos e movimentos














Posições corporais 














Desenho com interferência/corpo





































Desenho com interferência/espelho

























 Exploração sensorial/farinha de trigo e fubá



















Oficina de exploração tintas/suporte inusitados





























Aperta, amassa e transforma/massinha caseira












Desenho com interferência/olhos









“Na educação corporal, a relação toma uma dimensão mais importante ainda através do conhecimento de si mesmo, do outro e da adaptação ao mundo dos outros. ”
Desobeau (1982)