quinta-feira, 13 de abril de 2017

Café da manhã da amizade


“Não há nada mais inteligente no ser humano que o exercício da partilha. ”
Wilton Júnior


Alguns sinônimos de partilhar: dividir, repartir, compartilhar, participar, distribuir ...
Trabalhar valores éticos e morais na Educação Infantil é fundamental, partindo do pressuposto que a moral é construída socialmente (Piaget, 1994) e acreditamos que a infância seja o alicerce da vida, logo o adulto é produto daquilo que vivencia e aprende.
A Páscoa é de fato, um evento importante para a sociedade brasileira, mas temos que ter o cuidado ao desenvolver o tema, fugindo dos aspectos religiosos (uma vez que a escola é laica) e consumistas da sociedade (no que se refere aos ovos de chocolate).
Desenvolver ações que incentivem a introdução dos valores, faz parte da nossa rotina e assim aconteceu nosso “café da manhã da amizade”.



Todo CEI foi envolvido na organização do “evento”, cada turma ficou responsável pelo preparo de um bolo, que foi servido no café.
Juntos com as crianças, as professoras escolheram e desenvolveram a receita, essa dinâmica envolveu os dois períodos, os pequenos adoraram preparar o bolo e na manhã de hoje foram recepcionados com uma linda e saborosa mesa!





































E falando em amizade e partilha, não temos como não relacionar com a sábia filosofia africana Ubuntu, que nutre o conceito de humanidade em sua essência.

“Eu sou porque nós somos”, ou seja, sou humano e isso implica respeito, partilha, união e amizade.




A professora Sabrina nos presenteou com uma linda contação de história, prática comum em nossa rotina e que tanto encanta nossas crianças!





























Fica aqui nosso agradecimento às famílias que entendem, participam, apoiam e acreditam na nossa proposta!

“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram. ”
Jean Piaget