domingo, 6 de maio de 2018

Brincadeiras e alegria, como aprender por meio da ludicidade. Professora Flávia MG II A



 “ é no brincar, e somente no brincar que o indivíduo, criança ou o adulto, pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral: e é somente sendo criativo que o indivíduo descobre o eu”.
Winnicott ,1975 p. 12


Através de vivências lúdicas favorecemos a liberdade de expressão  e estimulamos o funcionamento fisiológico, bem como o desenvolvimento da inteligência.
O lúdico como processo educativo é  indispensável para o  desenvolvimento  e para a assimilação dos conhecimentos, possibilitando o desenvolvimento da percepção, da imaginação, da fantasia e dos sentimentos.


Brincando a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo, aceita a existência dos outros, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos, desenvolvendo-se integralmente.










"Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma árvore, com mais razão, não morre o educador, que semeia vida e escreve na alma"
Jean Piaget

Aniversariantes do mês de abril (manhã) – Quem tem medo do lobo mal?


        Receita para uma manhã divertida:

  · um tantinho das histórias preferidas;
  · frutas frescas e saborosas;
  · aniversariantes do mês de abril;
  · crianças felizes e animação!










As fotos resumem um pouquinho de toda bagunça!












quinta-feira, 19 de abril de 2018

Uma tarde e muitas possibilidades, um pouquinho da nossa rotina - professora Luci MG II A



“A criança responde às impressões que as coisas lhe causam com gestos dirigidos a elas. ”
Henri Wallon


O fortalecimento do vínculo da criança com a escola é essencial, favorecendo as possibilidades de intervenção e benefícios que um ambiente escolar seguro, acolhedor, afetivo e estimulante pode proporcionar. 




Em um espaço especialmente preparado pela professora Lucicléia, as crianças agem com autonomia na escolha do que querem fazer.









São muitas as possibilidades: jogos, brincadeiras, diversão e aprendizado.




A rotina é uma maneira de assegurar a tranquilidade do ambiente, uma vez que a repetição das ações cotidianas sinaliza às crianças cada situação do dia.
O trabalho com a linguagem oral e escrita é fundamental para inserir a criança nas práticas sociais e na integração com as outras pessoas.
Brincando a criança expressa emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.







A escola como um local feliz é um lugar para onde queremos ir, onde queremos estar, onde nos sentimos bem, aprendemos, encontramos amigos e com quem podemos contar.