domingo, 18 de junho de 2017

Não basta contar tem que encantar! Bruxinha e Frederico - Contação professora Gisele - Parceria Cei Vereador José Gomes X Cei Vereador Francisco Perez


“Atrás de uma bruxa quase sempre há uma fada. ”
 Eva Furnari

“O Currículo Integrador reconhece a infância como uma construção social e histórica em que bebês e crianças são sujeitos de direitos, autônomos, portadores e construtores de histórias e culturas, produzem, em sua experiência com o meio e com os outros, sua identidade (sua inteligência e sua personalidade). ”  
Currículo Integrador da Infância Paulistana 11

Na busca de práticas pedagógicas articuladas entre as unidades escolares, foi a vez de integrarmos as vivências entre os Centros de educação infantil Vereador José Gomes de Moraes Netto e Vereador Francisco Perez a professora Gisele presenteou os pequenos com uma das divertidas histórias da Bruxa Zuzu.
 A  Bruxinha, personagem mais famosa de Eva Furnari, volta à cena numa maravilhosa aventura. Tendo como aliado Frederico, um mocorongo bem amarelinho, luta para livrar a floresta, onde habitam seres encantados de várias espécies, dos malefícios de uma bruxa terrível. Uma história envolvente, que conduz ao mundo encantado dos contos de fadas, cheio de gunduns, bulhufas, mocorongos, mufins, bruxinhas do bem e do mal. Um mundo que existe: na imaginação, no sonho. Uma viagem possível, basta carimbar o passaporte e embarcar no mundo mágico das histórias...

“Ao longo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, bebês e crianças precisam de tempo e vivências para ampliar suas formas de ver, conceber e expressar o mundo por meio das diferentes linguagens que integram arte e ciência no complexo processo de apropriação e construção de conhecimento que envolve curiosidade, observação, atenção, percepção, pensamento, investigação, interpretação, criação de hipóteses, imaginação e elaboração de teorias explicativas daquilo que vivem e observam. Tudo isso resulta em significativas aprendizagens que só acontecem pela atitude ativa da criança no meio social quando esta é tratada como sujeito capaz de realizar tudo isso. ”
Currículo Integrador da Infância Paulistana 17









É sempre emocionante o encontro
 “da história” com o abraço,  essa é a mais sublime forma de agradecimento!

“ Não é a voz que comanda a história é o ouvido. ”

Ítalo Calvino


Foi uma doce e feliz manhã de muitas que estão por vir...


segunda-feira, 12 de junho de 2017

Uma criança a caminho do mundo - Berçário A/B professora Sabrina e Adriana


“Educar com criatividade
 é ensinar o prazer de aprender.”
 Carlo Lovatelli 


A inteligência é a forma de como solucionar problemas a partir de experiências passadas a cada experiência um novo aprendizado, a cada aprendizado a criança vai armazenando mais conhecimento, uma infância cheia de ricas e variadas experiências possibilita um maior desenvolvimento.
O corpo é a “ferramenta” de aprendizagem do bebê é através dos sentidos que ele “descobre “ o mundo aquilo que nos parece uma simples brincadeira é normalmente muito mais que isso, quando os bebês brincam, estão  desenvolvendo capacidades como a coordenação e a percepção espacial,   além de registar as sensações descobertas.

Macarrão colorido.








Brincando com massinha de modelar.







“Chá literário.”










Um "mar" em sala.


















“Toda experiência de aprendizagem
 se inicia com uma experiência afetiva... ”

Rubem Alves