quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Linguagem Teatral



O teatro na Educação Infantil deve ser entendido como uma experiência completamente integrada às outras experiências vividas pelas crianças: a leitura de histórias, a brincadeira, a expressão plástica, a música, o movimento. Desde cedo as crianças podem refletir sobre o que é específico desta arte: o espaço cênico, a presença de personagens, a dramaturgia, bem como o cenário, o figurino, a maquiagem, elementos que compõem a linguagem teatral.

Orientações Curriculares,125.

 É na escola que a criança é estimulada a conhecer e explorar o mundo, onde ela se socializa com outras crianças, aprende a dividir a compartilhar brinquedos e o carinho das pessoas que gosta, tendo a convivência com a diversidade, contribuindo para a construção do seu processo de aprendizagem. Por isso é importante que a escola tenha uma proposta pedagógica para compreender a atividade teatral, como ação pedagógica para o desenvolvimento da criança na sua socialização e assim despertar uma consciência crítica que se reflita no cidadão do futuro. É neste sentido que o teatro na educação, tem um importante papel na formação da identidade da criança, através da educação pela arte. Assim, as atividades artísticas, tem-se uma forma lúdica de ensinar e abordar vários temas. Os contos de fadas e fábulas devem ser  usados, já que as crianças adoram estes temas. A encenação de fantoches para os pequenos é uma divertida atividade, desenvolvem vários aspectos relacionados com a comunicação e a expressão sensório-motora.

Atividades: 

Teatro A linda Rosa Juvenil
Teatro de fantoches: Rapunzel
Confecção artística do cenário e personagens

MG II B 

professora Simone 

A linda rosa juvenil, juvenil, juvenil;
A linda rosa juvenil, juvenil;
Vivia alegre em seu lar, em seu lar, em seu lar;
Vivia alegre em seu lar, em seu lar;
E um dia veio uma bruxa má, muito má, muito má;
Um dia veio uma bruxa má, muito má;
Que adormeceu a rosa assim, bem assim, bem assim;
Que adormeceu a rosa assim, bem assim;
E o tempo passou a correr, a correr, a correr;
E o tempo passou a correr, a correr;
E o mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor;
E o mato cresceu ao redor, ao redor;
E um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei;
E um dia veio um belo rei, belo rei;
Que despertou a rosa assim, bem assim, bem assim;
Que despertou a rosa assim, bem assim;
Batemos palmas para o rei, para o rei, para o rei;
Batemos palmas para o rei, para o rei!













Nenhum comentário:

Postar um comentário