quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Projeto Especial de Ação – PEA 2015 “Os Primeiros Passos em Direção a um Mundo Melhor, Possibilitando o Convívio com a Diversidade”

     
Secretaria Municipal de Educação
Diretoria Regional de Educação do Ipiranga

CEI Ver. José Gomes de Moraes Netto

Projeto Especial de Ação – PEA  2015

Os Primeiros Passos em Direção a um Mundo Melhor, Possibilitando o Convívio com a Diversidade”




“...todas as crianças, gostam de paz, amor e respeito, e optariam por essas experiências, se pudessem”
Diane Tillman
                               
O educador deve ter consciência de seu papel, conhecimento teórico, clareza de suas ações e da sua atuação nas relações com as crianças.  A educação é um dos principais meios disponíveis para promover a humanização.  O Currículo da Educação Infantil integra os saberes e experiências das crianças com o conhecimento cultural, artístico e científico da humanidade, promovendo o desenvolvimento integral. Para que a criança desde pequena seja incentivada a adotar atitudes de cuidados e respeito ao outro, ao ambiente em que vive, valorizando a vida humana, a convivência no meio social e a cuidar de si mesmo assumindo ações para seu benefício e de todos e relacione-se com outras crianças e adultos de modo agradável e de forma solidária. E, conforme Avaliação final do PEA de 2014, optamos pelo estudo das múltiplas linguagens, com foco no Conhecimento e Cuidado de Si, do Outro e do Ambiente. Este Projeto está em consonância com o Projeto Político Pedagógico da Unidade, de acordo com as diretrizes da Política Educacional e com o Programa Mais Educação São Paulo, uma vez que o Programa tem enfoque pedagógico e seu objetivo é contribuir para a melhoria da aprendizagem dos educandos. Para constituir práticas educativas que atendam aos interesses e necessidades das crianças elaboramos este Projeto como uma proposta promotora de desenvolvimento.   

Objetivos:
Redimensionar as práticas pedagógicas através de leituras, vídeos e discussões, tendo como objetivo promover o desenvolvimento integral de todas as crianças;

Servir de referência ao trabalho dos professores, favorecendo uma atitude reflexiva para o planejamento de suas ações e dos ambientes de aprendizagens das crianças;
   
 Elaborar atividades que possibilitem e valorizem a diversidade cultural da criança e de          suas famílias na ampliação das múltiplas linguagens;

   Instrumentalizar os educadores no uso de novas tecnologias como recurso de                   observação, registro e construção de documentação pedagógica;

   Promover a cultura de pesquisa, estudo, discussão, tematização de práticas                   pedagógicas, reflexão sobre sua ação e sobre o desenvolvimento infantil;

    Aprofundar o conhecimento do trabalho com as diversas Linguagens, em especial         no conhecimento e Cuidado de Si, do Outro e do Ambiente;
    
  Aprimorar a compreensão do educador sobre as características da infância para a      elaboração de um currículo que integre a as experiências vividas e os saberes            socialmente construídos;
    
  Subsidiar o educador para criação de um ambiente organizado, seguro, onde a criança tenha acesso aos diversos materiais, possibilitando o brincar e o aprender e à construção da autonomia


   
Avaliação


Avaliaremos a adequação do Projeto á prática diária e ao alcance dos objetivos, redirecionando os temas se necessário. Será realizada coletivamente pelos participantes, Equipe Gestora, Supervisor Escolar e pelo Conselho de CEI.


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