sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Cantos, contos e encontros - Jogos simbólicos



O exercício da autonomia, no jogo simbólico, é uma característica intrínseca a prática. Ao compartilhar momentos de convivência sem ter unicamente o adulto como condutor das ações, os alunos tornam-se protagonistas de sua própria aprendizagem. Por meio das brincadeiras as crianças representam o mundo em suas cabeças.

Segundo Adriana Klisys e Edi Fonseca (2008),
“A imaginação (imagem em ação), amplamente estimulada no jogo simbólico, é uma capacidade que caracteriza o ser humano, que o diferencia das demais espécies. Figuras (imagem) de super-heróis, pais, profissionais e seres fantásticos são vivenciadas na atuação da criança em seu faz-de-conta (ação).”

    Coelho e Pedrosa (1997), caracterizam o faz de conta como sendo ações de transformação (de objetos e/ou de espaços físicos) e de representações, para estas as crianças se utilizam dos meios que lhe são disponíveis, seja através de gestos (manuseando uma boneca ou um palito de picolé), seja pela sua postura (fazendo uso do próprio corpo para representar personagens que não estão presentes como por exemplo um herói de desenho japonês ou uma princesa de conto de fadas) ou ainda pelo som ou outros artifícios.
   
A partir do faz de conta, a criança aos poucos aprende a dominar e conhecer o mundo no qual vive. Junto a isso também aprende a lidar com regras, trabalha suas emoções e medos, experimenta situações de maldade, de bondade, de alegria, de tristeza, dentre tantas outras. (Cortes. et. All, 2000)
   

    Vygotsky (1998) em sua obra, nos afirma que “é no brinquedo que a criança aprende a agir numa esfera cognitiva ao invés de numa esfera visual externa, dependendo das maturações e tendências internas, e não dos incentivos fornecidos pelos objetos externos.”, isso significa que a criança começa a lidar com o significado das coisas, projetando nos objetos sua fantasia criativa, por exemplo, uma panela pode se tornar um tamborim, um tecido amarrado à cabeça se torna rapidamente em um cabelo comprido.E assim brincando, ela aprende a fazer, transformar e ser.

      

As tardes de sextas- feiras são muito mais animadas no CEI, as professoras de todos os grupos organizam-se, para preparar os espaços para o projeto CANTOS, CONTOS e ENCONTROS, são organizadas atividades que envolvem a todos, ora no espaço interno, ora no externo, nesses dias são preparados vários "cantinhos" e as crianças tem a liberdade de escolher onde querem brincar. A cada sexta-feira, percebemos como as crianças estão mais autônomas, participativas, criativas e  envolvidas nas atividades.



Professoras: Alessandra , Elza , ReginaJulianaK., 
Gisele,Neusa,Maria HelenaMaria José e Janileila.




















Professoras: Alessandra , Elza , Regina, Juliana K., Gisele,Neusa,Maria Helena, Maria José e Janileila.


5 comentários:

  1. Tenho em casa uma contadora de histórias graças a vcs ,obrigada !!!!

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  2. Que pena que ta acabando o ano.. minha princesa vai sentir falta! Professoras maravilhosas <3

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  3. parece que foi ontem mais ja esta no fim do ano minha princesa vai sentir muita falta mais o ano q vem voltaremos so tenho a agradecer a todos o carinho

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