quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Projeto Germinação- Cabeça de Capim

Projeto Germinação

Como o mês de setembro é marcado pela chegada da Primavera e o dia da árvore, resolvemos trabalhar tais temas através, do projeto GERMINAÇÃO. Diante da curiosidade das crianças sobre as plantas, exploramos este assunto de várias maneiras fazendo muitas descobertas ampliando o nosso conhecimento. Pesquisamos sobre as partes da planta, sua importância para o meio ambiente, cuidados, preservação e que elas são seres vivos como nós, precisando de água, luz, alimentos. Então, partimos para uma atividade concreta, a confecção dos “CABEÇAS de CAPIM” com sementes de alpistes, serragem e meia-calça. E como somos diferentes uns dos outros, nossos bonecos também expressaram tamanha diversidade, pois cada um fez do seu jeito e gosto.





 Ressaltar a importância de preservar as plantações, o solo, o ar e água através de formas inovadoras, que deixam de lado o tradicionalismo, faz-se necessário, para que a criança aprenda com o próprio meio em que vive, já que é impossível separar a educação do nosso dia-a-dia, por tudo isso, mostrar o crescimento das sementes torna-se muito importante, para que a criança compreenda que não podemos interromper os processos da natureza e muito menos destruí-la.  



 

OBJETIVOS: 

  •     Mostrar as fases da germinação das planta
  •    Desenvolver a sequência lógica, atenção e concentração
  •     Fazer com que as crianças entendam a importância da preservação do meio ambiente, adquirindo noções básicas de plantação e cultivo das plantas
  •       Apresentar a importância da água para os seres vivos
  •     Acompanhar e descobrir como crescem as plantas, suas partes e suas funções 

   Criar um ambiente agradável e prazeroso para a aprendizagem, onde é permitido errar e entender que o erro nos faz crescer. 


Todos os dias observamos a evolução e cada um era responsável por  molhar o seu boneco.




E depois de observarmos e acompanharmos o processo de germinação, demos vidas a muito bonecos  e  cada um pode levar o seu para  casa.





Você também pode , cultivar seu " Cabeça de Capim" em casa:



O projeto foi muito divertido e ampliou o conhecimento de cada criança, a qual participou, interagiu, trocou, descobriu, adquiriu conhecimento e aprendizado.
 Até o próximo!!






Um comentário: