O espelho e a construção progressiva do
“EU”
Professoras
Jani (MG I A) e Gisele (B II C)
Atividade
Me (re) conhecendo
Espalhar cartazes
com diferentes rostos/expressões e espelhos pela sala de aula. Incentivar os
pequenos a observar a própria imagem.
O espelho é um
importante recurso para que as crianças conheçam e se conscientizem sobre sua
imagem.
Objetivos:
- Construção e reconhecimento da autoimagem e da identidade
- Desenvolver a organização espacial
- Promover a socialização
A "fase do espelho",
um complexo conceito do psicanalista francês Jacques Lacan , pode ser definida
como um período psíquico que ocorre entre os seis e os dezoito meses de vida,
quando a criança forma uma representação mental de sua unidade corpórea (até
então ela acha que seu corpo é despedaçado) ao identificar-se com a imagem do
outro (pais, colegas, professora e a sua própria no espelho). Em outras
palavras, o modelo do outro serve de espelho para iniciar-se a construção do eu
da criança.
Considerar
que as crianças são diferentes entre si, implica oferecer uma educação baseada
em condições de aprendizagem que respeitem suas necessidades e ritmos
individuais, visando ampliar e enriquecer as capacidades de cada criança,
considerando-as como pessoas singulares e com características próprias.
Individualizar a educação infantil, ao contrário do que se poderia supor, não é
marcar e estigmatizar as crianças pelo que diferem, mas levar em conta suas
singularidades, respeitando-as e valorizando-as como fator de enriquecimento
pessoal e cultural.
Foi
uma atividade bem interessante, as crianças de imediato ficaram curiosas quanto
as imagens, alguns até imitaram as expressões, aos poucos, foram se atentando aos
espelhos e começaram, a “se observar ” daí muitas “caretas” foram surgindo, o
interesse de alguns se destacaram como da Alice (MG I A) e Paulo (B I C) que
ficaram o tempo todo se olhando nos espelhos entusiasmados, as crianças conseguiram associar sua imagem as
das fotografias, alguns olhavam de longe, outros a reação do amigo mas, todos se
envolveram.Como registrado
nas fotografias .
“Através
dos outros, nos tornamos nós mesmos.”
(B II C)
MG II A
Nenhum comentário:
Postar um comentário