terça-feira, 15 de março de 2016

O espelho e a construção progressiva do “EU” Professoras Jani (M G I A) e Gisele (B II C)


O espelho e a construção progressiva do
EU
Professoras
 Jani (MG I A) e Gisele (B II C)
Atividade

Me (re) conhecendo
  
Espalhar cartazes com diferentes rostos/expressões e espelhos pela sala de aula. Incentivar os pequenos a observar a própria imagem.

O espelho é um importante recurso para que as crianças conheçam e se conscientizem sobre sua imagem.

Objetivos:

  • Construção e reconhecimento da autoimagem e da identidade 
  • Desenvolver a organização espacial 
  • Promover a socialização 


A "fase do espelho", um complexo conceito do psicanalista francês Jacques Lacan , pode ser definida como um período psíquico que ocorre entre os seis e os dezoito meses de vida, quando a criança forma uma representação mental de sua unidade corpórea (até então ela acha que seu corpo é despedaçado) ao identificar-se com a imagem do outro (pais, colegas, professora e a sua própria no espelho). Em outras palavras, o modelo do outro serve de espelho para iniciar-se a construção do eu da criança.

Considerar que as crianças são diferentes entre si, implica oferecer uma educação baseada em condições de aprendizagem que respeitem suas necessidades e ritmos individuais, visando  ampliar e enriquecer as capacidades de cada criança, considerando-as como pessoas singulares e com características próprias. Individualizar a educação infantil, ao contrário do que se poderia supor, não é marcar e estigmatizar as crianças pelo que diferem, mas levar em conta suas singularidades, respeitando-as e valorizando-as como fator de enriquecimento pessoal e cultural.

Foi uma atividade bem interessante, as crianças de imediato ficaram curiosas quanto as imagens, alguns até imitaram as expressões, aos poucos, foram se atentando aos espelhos e começaram, a “se observar ” daí muitas “caretas” foram surgindo, o interesse de alguns se destacaram como da Alice (MG I A) e Paulo (B I C) que ficaram o tempo todo se olhando nos espelhos entusiasmados, as crianças conseguiram associar sua imagem as das fotografias, alguns olhavam de longe, outros a reação do amigo mas, todos se envolveram.Como  registrado  nas fotografias .


“Através dos outros, nos tornamos nós mesmos.”



 (B II C)








MG II A










Nenhum comentário:

Postar um comentário