quarta-feira, 15 de junho de 2016

Atividade Integrada - A importância da Cultura Indígena MG I B MG II A MG II B Professoras: Neusa Juliana Karin Ana Luiza

Atividade Integrada 
A riqueza da Cultura Indígena 
MG I B

MG II A

MG II B
Professoras:
Neusa
Juliana Karin
 Ana Luiza
O lúdico aplicado à prática pedagógica contribui para aprendizagem, possibilitando ao educador uma aula mais dinâmica e prazerosa. Oferecer ao aluno a oportunidade de reconhecer as matrizes culturais que fizeram parte da história do seu país é fundamental, assim trabalhar a questão indígena na escola é fazer com que o país conheça a si próprio, oferecendo aos pequenos condições para estar em contato com as tradições e costumes de uma rica cultura, buscando sua valorização, promoção e preservação.
As crianças no dia a dia são envolvidas nessa temática de uma forma lúdica, as professoras oportunizam vivências como a apresentação da história UXÉ e a partir dela, introduziram algumas situações relacionadas a cultura indígena, como degustação de Mandioca, pintura corporal com Urucum, brincadeiras, contação de histórias, confecção de adornos e muito mais...é um trabalho constante e muito gratificante!




Uxé é uma menina que mora no Pantanal, brinca, pesca, faz peças de barro e aprende se divertindo, exatamente como as crianças da sua idade. Um dia, sua avó fica muito doente. Preocupada, menina Uxé embarca numa aventura em busca de cura para sua avó. Mas é Uxé quem acaba enfrentando um dos maiores perigos do Pantanal: a onça pintada. O livro começou como uma tentativa de escrever uma história bem brasileira, baseada no conto da Chapeuzinho Vermelho. Porém, se tornou muito mais do que isso. Com a ajuda de pesquisadores, estudiosos do povo guató, a autora criou um livro histórica e culturalmente realista, incluindo até palavras da língua guató.



Urucu, ou urucum, é o fruto do urucuzeiro ou urucueiro, arvoreta da família das bixáceas, nativa na América tropical, que chega a atingir altura de até seis metros. Apresenta grandes folhas de cor verde-claro e flores rosadas com muitos estames.











Argila

Essa arte praticada pelos índios no Brasil, era totalmente manual. Como meio de produção os índios usavam a argila como sua matéria prima principal, usavam também substâncias, que misturadas a argila eram chamadas de temperos, onde acabavam diminuindo a plasticidade da argila, esses temperos geralmente eram areias (mineral), cascas de árvores (vegetal) e conchas que eram trituradas (animal). Com as mãos os índios uniam em formas de roletes, com a ajuda de alguns instrumentos rústicos, que auxiliavam na confecção em parte do processo como alisamento dos roletes, usavam pincéis feitos de penas de pássaros para a pintura externa dos artefatos construídos.






Os índios brasileiros usam muitos adornos e pinturas corporais. Os adereços são confeccionados com plumas de aves - como arara, gavião, papagaio, tucano, guará , sisal, pedras, dentes, unhas, garras e bicos de animais, sementes. As vestimentas adornadas, principalmente com plumas, são geralmente utilizadas em ocasiões especiais, ritos e comemorações.

Colar de Macarrão


Alimentação /Mandioca






“Na tribo, o velho é o dono da história, o adulto é o dono da aldeia e a criança é a dona do mundo.”

Orlando Vilas Boas

Nenhum comentário:

Postar um comentário