MG I A
Professora Jani
Pintura Flutuante
“Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante!”
O sujeito se constrói na
interação com o meio e o movimento, é uma das formas que temos para interagir
com esse meio. Pela exploração a criança vai construindo conhecimentos
sobre as propriedades físicas dos objetos e inicia a compreensão de quais
relações pode estabelecer com eles. Pelo movimento a criança conhece mais sobre si
mesma e sobre o outro, aprendendo a se relacionar, é parte integrante da
construção da autonomia e identidade, uma vez que contribui para o domínio das
habilidades motoras que a criança desenvolve ao longo da primeira infância. É uma forma de linguagem
corporal em que expressamos nossos sentimentos, emoções e pensamentos. Devemos
ter o cuidado de através do movimento propiciar à criança um desenvolvimento
dos aspectos da motricidade e a ampliação da cultura corporal. Com essa
vivência, tão divertida, a criança consegue desenvolver muitas habilidades,
como controle corporal, controle de tempo, explorar sua criatividade, ampliar
os movimentos de força, trabalho em equipe, (enquanto um pinta o outro balança
o amigo) a criança ao manipular determinado objeto não restringe seu uso
cultural e sim amplia a exploração de várias outras possibilidades. As crianças
apreciaram muito e ficaram ansiosas em participar!
As crianças com a ajuda da educadora, foram suspensas no tecido e
orientadas a pintar conforme o movimento “do balanço”, um amigo balançava o
outro. Foi uma atividade tranquila e muito divertida!
“A tarefa do professor é preparar motivações para atividades
culturais, num ambiente previamente organizado, e depois se abster de
interferir.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário