quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Semana da criança - Troca de brinquedos

Ubuntu é uma filosofia africana, um conceito amplo sobre a essência do ser humano e a forma como se comporta em sociedade é a capacidade humana de compreender, aceitar e tratar bem o outro, uma ideia semelhante à de amor ao próximo.

Ubuntu significa generosidade, solidariedade, compaixão e o desejo sincero de felicidade e harmonia entre as pessoas.

E com esse pensamento, valores menos materialistas e mais humanos onde pais e filhos brinquem juntos com alegria, diversão e afeto sem precisar da mediação de tantos presentes, buscamos vivências significativas, para as comemorações da semana da criança, desviando do foco do consumismo, mas homenageando esses pequenos e tão especiais seres humanos.

 Contamos com o apoio dos pais na  confecção  de um brinquedo com material não estruturado.

É importante que a família e os educadores desenvolvam um trabalho conjunto quanto à tomada de consciência e demonstrem isso em posturas visíveis no dia-a-dia, auxiliando as crianças na compreensão do sentido das ações, assim recebemos cavalinhos de pau, telefones sem fio (com latas), piões (com cds), bilboquês (com garrafas pet), ioiôs, barquinhos de papel . 
Carinhosamente as crianças do MG II coloriram a areia do tanque para colocação dos barquinhos e todos os brinquedos foram oferecidos coletivamente para crianças.











Conversamos sobre o a importância de dividir, emprestar, brincar com o outro, “brincar junto”, as crianças estavam ansiosas e orgulhosas das produções das famílias, ficamos encantados com a alegria delas ao verem os brinquedos, não houveram brigas ou discussões sobre ”esse é meu”, elas entenderam a dinâmica da troca e aproveitaram a tarde!


























 No final, todos ajudaram na organização do espaço e guardaram os brinquedos. Esse olhar sensível  é fundamental na formação de um adulto solidário, participativo que aceita e respeita todas as pessoas.





‘Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu, foi porque não me sentiu com o coração.”




E esse foi, apenas, o primeiro dia ainda temos muita diversão pela frente...

Um comentário:

  1. Que delícia ser criança e poder explorar e conhecer o mundo com suas próprias mãos. Babando em cada fotinha linda
    Parabéns professoras pelo lindo trabalho!

    ResponderExcluir