“... uma proposta pedagógica que vise levar em conta a diversidade
de interesses e possibilidades de exploração do mundo pela criança, respeitando
sua própria identidade sócio cultural... um professor curioso e investigador do mundo da
criança agindo como mediador...”
Jussara
Hoffmann
Temos buscado sempre vivências
significativas, nessa perspectiva a professora Sabrina iniciou uma sequência de
atividades sobre a música: Doze coisinhas à toa que nos fazem felizes
(Ruth Rocha / Hélio Ziskind) primeiro uma roda de conversa sobre a
temática, na sequência ouviram a música,
daí passaram a vivenciar algumas situações descritas na canção e outras sugeridas por eles. Que foram acontecendo ao
longo dos dias, uma das coisas mais citada foi “estar com a família” então, que
tal um delicioso café da manhã de integração?
E assim, aconteceu um doce encontro,
no Bosque Encantado, felizes participaram de
algo que foi além dos muros do CEI e com certeza ficou dentro
dos corações!
Doze coisinhas à-toa que nos fazem felizes
(Ruth Rocha / Hélio Ziskind)
Téim dam
téim dam dam
téim dam dam
téim dam dam
téim dam dam
taram déim
daram dam dam
daram dam dam
Andar de skate num lugar lisinho
Tomar sorvete do de palitinho
Passar a mão de leve no gatinho
Tomar sorvete do de palitinho
Passar a mão de leve no gatinho
Andar na chuva que é pra se molhar
Passar cola na mão e descascar
Acabar a lição pra ir brincar ... hu!
Jogar estalo pra estalar no chão
A cor azul das penas do pavão
Ver na tv o seu clube campeão.
Passar cola na mão e descascar
Acabar a lição pra ir brincar ... hu!
Jogar estalo pra estalar no chão
A cor azul das penas do pavão
Ver na tv o seu clube campeão.
Ver gelatina tremendo no prato
Nadar depressa usando pé-de-pato
Mostrar a língua pra tirar retrato ... blré!... shh!
Nadar depressa usando pé-de-pato
Mostrar a língua pra tirar retrato ... blré!... shh!
É essencial mudar as práticas
pedagógicas para garantir uma educação diferenciada, o olhar sensível sobre e
para a educação define o sujeito que queremos “formar”, uma educação com
sensibilidade não é um objetivo, mas um instrumento, a
educação deve ir além da tarefa de transmitir ou adquirir conhecimentos, ela
deve transformar o indivíduo.
“...Quem vive as coisas simples da vida compreende que é preciso
realmente muito pouco para nos fazer felizes, embora teimemos em complicar as
coisas... “
Aline Cristina Viani
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