“Quando
as aves falam com as pedras e as rãs com as águas - é de poesia que estão
falando. ”
Manoel de Barros
O trabalho com este gênero literário na Educação Infantil
possibilita que os pequenos aprendam a apreciar e recitar as poesias, sempre de
maneira simples, lúdica e criativa.
Foi assim que as
professoras Simone e Valéria, iniciaram uma rica e encantadora sequência
didática!
No primeiro
momento apresentaram a poesia escrita em um cartaz, depois com os pequenos
fizeram uma pesquisa na internet, assistindo vídeos.
Então, foi organizado um espaço para que criassem “ninhos,”
com materiais alternativos como: pneus, tecidos, galhos e folhas.
E com um toque
de infância, pouco a pouco, foram surgindo ninhos e neles pequenos passarinhos,
que delícia criar e brincar “de ninho”! rsrsrsr
Chegou a hora de
aprimorar os olhares para observar os pássaros, um “pequeno treinamento”.
Apitos
com sons de pássaros, puderam experimentar.
Áh, mas não para
por aí!
Que tal,
visitarem um “observatório de pássaros”? Isso mesmo!
Vamos para o
bosque, que lá tem uma surpresa!
Depois dos
combinados sobre como seria essa observação, o espaço foi delicadamente
preparado, tecidos com furinhos e eles deveriam olhar pelos buraquinhos!
Agora é a vez de
construirmos nossos ninhos...e já que a chuva galhos derrubou...vamos aproveitar!
Será que
conseguem desenhar?
Lindas garatujas,(com as professoras transformar) mais que rabiscos, pássaros, vamos criar!
E para celebrar
a Natureza resolveu com o outono nos presentear, grilos, grilinhos, muitos deles... se com os
dedinhos tocarem, vão vê-los pularem.
E pequeninas
flores começaram a brotar, a Natureza é poesia pura e não pára de nos encantar!
Alguns objetivos:
• Propiciar vivências que favoreçam a utilização das poesias como elementos sedutores à formação do leitor;
• Usar linguagem poética no cotidiano da escola; ( em leituras, apresentações, recitais)
• Estimular a criação de vivências e recursos que viabilizem a utilização da literatura infantil (poesias) no contexto escolar.
• Estimular o ato de escutar;
• Ter acesso a esse tipo de texto.
• Propiciar vivências que favoreçam a utilização das poesias como elementos sedutores à formação do leitor;
• Usar linguagem poética no cotidiano da escola; ( em leituras, apresentações, recitais)
• Estimular a criação de vivências e recursos que viabilizem a utilização da literatura infantil (poesias) no contexto escolar.
• Estimular o ato de escutar;
• Ter acesso a esse tipo de texto.
“Prezo
insetos mais que aviões.
Prezo a velocidade das tartarugasmais que a dos mísseis.
Tenho em mim esse atraso de nascença.
Eu fui aparelhado para gostar de passarinhos.
Tenho abundância de ser feliz por isso.
Meu quintal...
É maior do que o mundo. ”
Manoel de Barros
E
todo esse encantamento vai continuar...
Nenhum comentário:
Postar um comentário