“Deixei uma ave me amanhecer. ”
Manoel de Barros
“[...] as aptidões e caracteres
especificamente humanos não se transmitem de modo algum por hereditariedade biológica,
mas adquirem-se no decurso da vida por um processo de apropriação da cultura
criada pelas gerações precedentes. “
Leontiev (1978, p. 267)
Toda experiência que envolve e provoca o “olhar pesquisador” na criança
bem como qualquer atividade desenvolvida neste caminho trará sempre
contribuições positivas ao processo de ensino e aprendizagem, pois quando a
criança se envolve realmente em algo, sua atenção e concentração voltam-se a
ele, proporcionando um ensino efetivo, mesmo temas relacionados à ciência podem
ser tranquilamente trabalhados com as crianças pequenas.
Algumas das vivências oportunizadas aos pequenos:
Brincando de virar passarinho
Mariana e Lara pediram para desenhar o
sabiá, podemos observar a riqueza dos desenhos que ganharam formas depois da
observação e experiências vivenciadas.
Teatro de sombras: A menina e o pássaro encantado (Rubem Alves)
Pesquisa visual: Aves de São Paulo
Montando quebra-cabeça (sabiá)
Aprendemos:
· Identificar e conhecer as diferenças entre as aves e os outros
animais;
· Conhecer a utilidade das aves e suas características;
· Valorizar a Preservação da Natureza através da preservação das
diferentes espécies de aves;
· Procurar proteger as aves, seus ninhos e filhotes;
· O interesse pela preservação das espécies animais;
· Fomentar o interesse pela pesquisa, propiciando o reconhecimento
desta enquanto uma rica fonte de conhecimento;
· Desenvolver a criatividade e a imaginação;
· Desenvolver a coordenação motora;
· Desenvolver atenção e raciocínio;
· Socializar.
“ Eu via a natureza como quem a veste. ”
Manoel de Barros
Nenhum comentário:
Postar um comentário