domingo, 18 de junho de 2017

Passarinhando... Uma conexão com a natureza! MG I A/B professoras Simone e Valéria


“Deixei uma ave me amanhecer. ”
Manoel de Barros


“[...] as aptidões e caracteres especificamente humanos não se transmitem  de modo algum por hereditariedade biológica, mas adquirem-se no decurso da vida por um processo de apropriação da cultura criada pelas gerações precedentes. “
Leontiev (1978, p. 267)


Toda experiência que envolve e provoca o “olhar pesquisador” na criança bem como qualquer atividade desenvolvida neste caminho trará sempre contribuições positivas ao processo de ensino e aprendizagem, pois quando a criança se envolve realmente em algo, sua atenção e concentração voltam-se a ele, proporcionando um ensino efetivo, mesmo temas relacionados à ciência podem ser tranquilamente trabalhados com as crianças pequenas.
Algumas das vivências oportunizadas aos pequenos:

Brincando de virar passarinho















Mariana e Lara pediram para desenhar o sabiá, podemos observar a riqueza dos desenhos que ganharam formas depois da observação e experiências vivenciadas.



Teatro de sombras: A menina e o pássaro encantado (Rubem Alves)













Pesquisa visual: Aves de São Paulo



Montando quebra-cabeça (sabiá)






Aprendemos:
· Identificar e conhecer as diferenças entre as aves e os outros animais;
· Conhecer a utilidade das aves e suas características;
· Valorizar a Preservação da Natureza através da preservação das diferentes espécies de aves;
· Procurar proteger as aves, seus ninhos e filhotes;
· O interesse pela preservação das espécies animais;
· Fomentar o interesse pela pesquisa, propiciando o reconhecimento desta enquanto uma rica fonte de conhecimento;
· Desenvolver a criatividade e a imaginação;
· Desenvolver a coordenação motora;
· Desenvolver atenção e raciocínio;
· Socializar.

“ Eu via a natureza como quem a veste. ”

Manoel de Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário