O ar (o vento)
Estou vivo, mas não tenho corpo
Por isso é que não tenho forma
Peso eu também não tenho
Não tenho cor
Quando sou fraco
Me chamo brisa
E se assobio
Isso é comum
Quando sou forte
Me chamo vento
Quando sou cheiro
Me chamo pum!
Vinicius
de Moraes
Possibilitar às crianças a pesquisa e descobertas, o desenvolvimento de diferentes formas
de sentir, a percepção do vento e os movimentos do ar, trabalhar o desenvolvimento
da coordenação motora favorecendo o aprendizado e a adequação de gestos e
movimentos às intenções em relação à vivência, são algumas das conquistas
esperadas com essa experiência.
Em
uma roda de conversa a professora Valéria, apresentou a temática sobre o vento:
Quem
balança as cortinas?
E
as tiras de crepom no ventilador?
“ O vento! ” ( logo surgiu a resposta dada pela Lara)
Quem
sabe fazer vento?
“Eu
sei é só soprar!” (respondeu o Enzo)
Então,
vamos brincar de soprar e depois com argolas, tiras de crepom e fita crepe,
confeccionamos um novo brinquedo: o caçador de vento.
Com a ajuda da Ana Clara, os caçadores foram
pendurados nas árvores e a diversão começou!
O bosque foi o melhor lugar para observar o
brinquedo balançar e a direção do vento, mostrar.
“... Quero juntar-me a você e carregar os balões pro mar
Quero enrolar as pipas nos fios
Mandar meus beijos pelo ar
Quero enrolar as pipas nos fios
Mandar meus beijos pelo ar
Vento, ventania, me leve pra qualquer lugar
Me leve para qualquer canto do mundo
Ásia, Europa, América...”
Me leve para qualquer canto do mundo
Ásia, Europa, América...”
Música Biquini Cavadão
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