“O mundo não foi feito em alfabeto.
Senão que primeiro em água e luz.
Depois árvore. “
Manoel de
Barros
Sempre buscamos experiências significativas
que favoreçam o aprendizado por meio da relação da criança com a natureza,
aproveitando a riqueza do nosso espaço.
As crianças já reconhecem nos
elementos naturais uma possibilidade de criação, o que é diariamente observado nas
vivências e brincadeiras.
Isso é possível através do “olhar
sensível”, observar um galho e transformá-lo em algo novo, colher flores para
enfeitar os bolos (de terra e areia) ou presentear as professoras, encontrar
pequeninos seres e encantar-se com o modo de andar, mexer, voar...
E nessa perspectiva de uma
aprendizagem natural, as professoras buscam explorar ao máximo as possibilidades
com propostas desafiadoras.
Observar as folhas das árvores
comidas pelas lagartas, recolher as folhas caídas no chão e criar uma linda
cortina sensorial...
Colorir os galhos secos e
transformar em arte confeccionando uma linda árvore, árvore que simboliza a
amizade, a união, o respeito e a transformação...
As experiências perceptivas
proporcionadas pelo contato com a infinidade de cores, texturas e cheiros
contribuem para que as crianças desenvolvam os sentidos e uma nova visão de
mundo com base na harmonia e no respeito à natureza.
“...que a
importância de uma coisa não se mede com fita métrica nem com balanças nem
barômetros etc. Que a importância de uma coisa há que ser medida pelo
encantamento que a coisa produza em nós. “
Manoel de Barros
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