“ O conhecimento
não provém, nem dos objetos, nem da criança, mas sim das interações entre as
crianças e os objetos”
Jean Piaget
Brincando com as expressões
faciais a
criança familiarizar-se com a imagem do corpo, trabalha imitações,
gestos e constrói sua identidade.
Durante a rotina são apresentados,
suportes e riscadores inusitados, instigando a curiosidade e alimentando a
imaginação.
Sempre enaltecendo o zelo e cuidado com os
materiais bem como, o respeito aos combinados.
Essas experiências são
fundamentais, ampliam a capacidade de criação, concentração, segurança além, do
treino motor, essenciais para fases futuras, como na alfabetização.
Buscando formas lúdicas,
garantimos um aprendizado significativo!
Segundo Lowenfeld, a criança
inicia o processo de desenhar fazendo garatujas ou rabiscos de forma
desordenada. Em seguida, os rabiscos vão se ordenando, a prática desse rabiscar
encaminha a criança para fazer formas, as formas vão gerando as figuras humanas
que são constituídas basicamente por cabeças redondas e membros que se originam
dela. Essas figuras, ao longo das repetições, vão adquirindo mais detalhes e o
desenho passa a evoluir na composição também.
“Educar é impregnar de sentido
o que fazemos a cada instante! ”
Paulo Freire
Nenhum comentário:
Postar um comentário