“Livro tem dessas coisas, faz mágica só com palavras"
Michelle Trevisani
A criança que desenvolve o prazer pela leitura na infância
provavelmente, será um leitor assíduo, desenvolvendo as capacidades e o
aprendizado que tal prática propicia.
Considerando as dificuldades familiares para acompanhamento da
rotina dos filhos essa é uma alternativa para resgatar momentos de encontro,
discussão e partilha do conhecimento.
O trabalho com portadores de texto estimula e atribui sentido à
escrita, fornece modelos, desenvolve a comunicação, ampliando o
vocabulário e atribui função social ao processo de alfabetização.
A criança aprende a respeitar e utilizar os materiais de forma
coletiva e exercer sua cidadania, além de ampliar seu repertório literário e
conhecer vários gêneros, autores e ilustradores.
O professor seleciona alguns livros durante a semana e na
sexta-feira as crianças escolhem um para levar para casa e uma pessoa da
família, ou amigo (a), lê a história para ela. As famílias devem criar uma
forma de representar a história junto com a criança, seja um
relato do momento, um desenho, uma fotografia... Na segunda-feira a criança
conta a história para os colegas (em roda-de-conversa).
O entusiasmo vem contagiando crianças e adultos, no dia da
escolha há uma euforia entre as crianças e é com alegria e cuidado que levam o
livro para casa.
Não há extravio ou danos nos livros. Nos momentos de atividades
diversificadas o “canto” dos livros passou a ser uma alternativa escolhida,
onde as crianças utilizam para manuseio, apreciação ou até mesmo na
representação da realidade, brincando de contar histórias para os amigos,
imitando a professora ou os pais.
Os familiares têm nos dado devolutivas positivas e descrevem a
experiência com relatos emocionantes.
“A Leitura abre as janelas do entendimento e desperta do sono a
Sabedoria. “
Rafael Mendes de Oliveira
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