domingo, 8 de março de 2020

Bebês, suas minúcias e sutilezas.


“Observe uma criança e veja o quanto ela pode te ensinar.”
                                                                                                              Mara Chan 

“Os bebês e as crianças, desde o seu nascimento, fazem parte ativa do próprio processo de crescimento. Nas suas interações, colocam-se em relação com outras pessoas, objetos, linguagens, isto é, com os modos de funcionamento da sua cultura, e vão se constituindo subjetivamente como seres humanos pertencentes a um território.”

Currículo da Cidade/Educação Infantil


As relações são construídas no dia a dia, em todos os momentos, na troca de fraldas, de olhares, no colo que é aconchego, mas também na frustração e no choro.



Não é só o cuidar, é se conectar com outro, compreender seus sentimentos e valorizar suas experiências.



Os bebês estão a todo momento descobrindo o novo, vencendo desafios e ultrapassando limites, então é fundamental que tenhamos um olhar atento às sutilezas e minúcias do seu desenvolvimento garantindo que seu espaço e individualidade sejam respeitados.  




No CEI José Gomes as propostas são planejadas para que os bebês possas buscar suas referências e escolher entre as opções disponíveis, tornando-se mais autônomos e desenvolvendo uma consciência crítica, experiências onde possam exercer o papel de protagonistas de suas ações, mesmo tão pequenos. 









  
  







Espaços organizados com os mais variados contextos para que sejam interessantes e convidativos, garantindo práticas pedagógicas potentes e significativas para as crianças.



















  
  












Ajude-me a crescer, mas deixe-me ser eu mesmo.”

Maria Montessori 


Nenhum comentário:

Postar um comentário