Os primeiros anos de aprendizagem são propícios para que a
criança comece a entender o que é a linguagem musical, aprenda a ouvir sons e a
reconhecer diferenças entre eles.
“ Todo o trabalho a ser desenvolvido na
educação infantil deve buscar a brincadeira musical, aproveitando que existe
uma identificação natural da criança com a música. A atividade deve estar muito
ligada à descoberta e à criatividade”.
(Teca Alencar de Brito, diretora da Escola Oficina de
Música e colaboradora do MEC na elaboração dos Referenciais Curriculares de
Iniciação Musical)
Musicalização é um processo cognitivo e sensorial que envolve o contato com o mundo sonoro e a percepção rítmica, melódica e harmônica.
De acordo com os documentos do Referencial Curricular para a Educação Infantil
(RCNEI):
A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e
comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e
relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. A música está presente em
todas as culturas, nas mais diversas situações: festas e comemorações, rituais
religiosos, manifestações cívicas, políticas etc. (BRASIL, 1998, p. 45).
Através, das brincadeiras de explorar como: brincar com os objetos sonoros que
estão ao seu alcance, as crianças começam a dar significado aos sons que antes estavam isolados,
agrupando-os de forma que comecem a fazer sentido para ela. Pensando na importância
que essa experiência pode proporcionar para a criança Maffioletti (2007) escreve que:
“É
isso que fará dela um ser humano capaz de compreender os sons de sua cultura [...]” (p.
130). Por meio desse contato o ser humano começa e desenvolver uma identidade a música
que está a sua volta. É por isso que ela assume significados diferenciados em cada cultura,
pois segundo Penna (2008) devido a ela ser:
[...] uma linguagem cultural, consideramos familiar aquele tipo de música que faz
parte de nossa vivência; justamente porque o fazer parte de nossa vivência permite
que nós nos familiarizemos com os seus princípios de organização sonora, o que
torna uma música significativa para nós. (p. 21).
Linguagem Musical
MG I A
professora Gisele
Atividade:
Exploração sonora
Recursos:
Castanholas divertidas, latinhas de molho vazias e
higienizadas, baquetas, apitos com sons de diversas aves e caixas de madeira.
Objetivos:
Vivenciar situações, que ampliem as possibilidades de produzir sons, através (inicialmente) da livre exploração;
Estimular a capacidade de concentração;
Estou precisando,urgente de umas aulas de castanholas.Será que alguém ai,me ensina?
ResponderExcluir