sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Exploração sonora - Brincando com os sons


Os primeiros anos de aprendizagem são propícios para que a criança comece a entender o que é a linguagem musical, aprenda a ouvir sons e a reconhecer diferenças entre eles. 



“ Todo o trabalho a ser desenvolvido na educação infantil deve buscar a brincadeira musical, aproveitando que existe uma identificação natural da criança com a música. A atividade deve estar muito ligada à descoberta e à criatividade”.

(Teca Alencar de Brito, diretora da Escola Oficina de Música e colaboradora do MEC na elaboração dos Referenciais Curriculares de Iniciação Musical)


Musicalização é um processo cognitivo e sensorial que envolve o contato com o mundo sonoro e a percepção rítmica, melódica e harmônica.

De acordo com os documentos do Referencial Curricular para a Educação Infantil (RCNEI): 

A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. A música está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações: festas e comemorações, rituais religiosos, manifestações cívicas, políticas etc. (BRASIL, 1998, p. 45).

Através, das brincadeiras de explorar como: brincar com os objetos sonoros que estão ao seu alcance,  as crianças começam a dar significado aos sons que antes estavam isolados, agrupando-os de forma que comecem a fazer sentido para ela. Pensando na importância que essa experiência pode proporcionar para a criança Maffioletti (2007) escreve que:

 “É isso que fará dela um ser humano capaz de compreender os sons de sua cultura [...]” (p. 130). Por meio desse contato o ser humano começa e desenvolver uma identidade a música que está a sua volta. É por isso que ela assume significados diferenciados em cada cultura, pois segundo Penna (2008) devido a ela ser: [...] uma linguagem cultural, consideramos familiar aquele tipo de música que faz parte de nossa vivência; justamente porque o fazer parte de nossa vivência permite que nós nos familiarizemos com os seus princípios de organização sonora, o que torna uma música significativa para nós. (p. 21).  


Linguagem Musical

MG I A 

professora   Gisele


Atividade:

Exploração sonora

Recursos:
Castanholas divertidas, latinhas de molho vazias e higienizadas, baquetas, apitos com sons de diversas aves e caixas de madeira.
Objetivos: 
Vivenciar situações, que ampliem as possibilidades de produzir sons, através  (inicialmente) da livre exploração;

Estimular a capacidade de concentração;








Um comentário:

  1. Estou precisando,urgente de umas aulas de castanholas.Será que alguém ai,me ensina?

    ResponderExcluir