Parque
sonoro
Linguagem Musical
A expressão musical das crianças nessa fase é
caracterizada pela ênfase nos aspectos intuitivo, afetivo e pela exploração
(sensório-motora) dos materiais sonoros.
Objetivos:
Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros, fontes sonoras e produções musicais.
Dando continuidade ao projeto
Cantos e Encontros, a tarde de hoje foi bastante animada ao som do “Parque
sonoro”. O espaço foi preparado com várias interferências:
· varal
de garrafas
· “violão
de caixas”
· rebolo
· sinos ...
As crianças, logo perceberam a dinâmica e a
festa começou, a exploração foi divertida e barulhenta!
A alegria demonstrada pelas
crianças quando estão produzindo som revela que tal atitude é da ordem do
prazer e da emoção, quando a criança descobre que pode produzir som, ela começa
tomar consciência que tal atitude provoca sintonias e interferências de caráter
intra e interpessoal bem como, uma interação social. Através da vivência buscamos
propiciar a abertura de canais sensoriais, facilitando a expressão de
emoções, ampliando a cultura geral e contribuindo para a formação integral da
criança.
John
Dewey (1954) já alertava para importância da descoberta sonora pelas crianças, quando
disse que
“mesmo
uma criancinha que esteja interessada em bater em um prato, com uma colher, não
está empenhada somente em uma reação de excitação momentânea. O choque entre a
colher e o prato produz certo som, que a criancinha acompanha, interessando-se
por ele, justamente porque é o resultado de sua pancada na louça, e não um
resultado indiferente”
(p.33)
“...Mas, quando falo dessas pequenas
felicidades, certas que estão diante de cada janela, uns dizem que essas coisas
não existem, outros que só existem diante das minhas janelas, e outros, finalmente,
que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim.”
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