sábado, 23 de abril de 2016

Parque sonoro

Parque sonoro

Linguagem Musical

A expressão musical das crianças nessa fase é caracterizada pela ênfase nos aspectos intuitivo, afetivo e pela exploração (sensório-motora) dos materiais sonoros. 

Objetivos:
   
   Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros, fontes sonoras e produções musicais.

Dando continuidade ao projeto Cantos e Encontros, a tarde de hoje foi bastante animada ao som do “Parque sonoro”. O espaço foi preparado com várias interferências:
·    varal de garrafas
·    “violão de caixas”
·     rebolo
·     sinos ...

As crianças, logo perceberam a dinâmica e a festa começou, a exploração foi divertida e barulhenta!





A alegria demonstrada pelas crianças quando estão produzindo som revela que tal atitude é da ordem do prazer e da emoção, quando a criança descobre que pode produzir som, ela começa tomar consciência que tal atitude provoca sintonias e interferências de caráter intra e interpessoal bem como, uma interação social. Através da vivência  buscamos  propiciar a abertura de canais sensoriais, facilitando a expressão de emoções, ampliando a cultura geral e contribuindo para a formação integral da criança.





John Dewey (1954) já alertava para importância da descoberta sonora pelas crianças, quando disse que
“mesmo uma criancinha que esteja interessada em bater em um prato, com uma colher, não está empenhada somente em uma reação de excitação momentânea. O choque entre a colher e o prato produz certo som, que a criancinha acompanha, interessando-se por ele, justamente porque é o resultado de sua pancada na louça, e não um resultado indiferente”
(p.33)







“...Mas, quando falo dessas pequenas felicidades, certas que estão diante de cada janela, uns dizem que essas coisas não existem, outros que só existem diante das minhas janelas, e outros, finalmente, que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim.”

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