MG
II B
Professoras
Simone e Valéria
Projeto
História em família
- Estimular o hábito de leitura em crianças, jovens
e adultos;
- Interagir com o livro de maneira prazerosa, reconhecendo-o como uma fonte de múltiplas informações e entretenimento ainda que não saiba ler convencionalmente;
- Resgatar na família os momentos de diálogo:
contar e ouvir histórias.
- Estreitar as relações Escola – Família, estimulando a participação dos pais no processo educacional de seus filhos;
- Compartilhar experiências leitoras;
- Ampliar o repertório literário;
- Envolver-se nas conversas em torno do momento da leitura, compartilhando impressões sobre a beleza e/ou o impacto das imagens, estabelecendo relações entre texto e ilustração, manifestando sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que irão ler ainda que não saibam ler convencionalmente;
- Ampliar seus conhecimentos acerca de gêneros, autores, ilustradores e coleções;
- Valorizar a prática do empréstimo de livros
Justificativa: A criança que desenvolve o prazer pela
leitura na primeira infância, provavelmente, será um leitor assíduo,
desenvolvendo as capacidades e o aprendizado que tal prática propicia.
Considerando
as dificuldades familiares para acompanhamento da educação dos filhos essa é
uma alternativa para resgatar momentos de encontro, discussão e partilha dos
conhecimentos.
O
trabalho com portadores de texto estimula e atribui sentido à escrita, fornece
modelos, desenvolve a comunicação, ampliando o vocabulário e atribui função
social ao processo de alfabetização.
A
criança aprende a respeitar e utilizar os materiais de forma coletiva e exercer
sua cidadania. Além de ampliar seu repertório literário e conhecer vários
gêneros, autores e ilustradores.
Desenvolvimento: O professor seleciona alguns livros
durante a semana e na sexta-feira faz um sorteio entre as crianças. As
sorteadas escolhem um dos livros, leva-o para casa e uma pessoa da
família, ou amigo(a), lê a história para ela. Juntamente com o livro
acompanha um caderno para registro opcional. O livro e o caderno vão no
interior de uma sacola confeccionada com capricho.
Os familiares
contam com a opção de interpretar as figuras e criar uma nova história junto
com a criança.
Na
segunda-feira a criança conta a história para os colegas em roda-de-conversa
contando com o auxílio do professor caso seja necessário.
As atividades
posteriores com o grupo variam de acordo com a turma e o planejamento do
professor.
AVALIAÇÃO
É
importante avaliar e compartilhar os resultados alcançados, considerando o
acompanhamento dos avanços das crianças com relação aos objetivos do projeto.
O entusiasmo
vem contagiando crianças e adultos. No dia do sorteio há muita euforia entre as
crianças e é com alegria e cuidado que levam o livro para casa retornando
na segunda-feira para dar continuidade às atividades. Não
houve extravio ou danos nos livros.
Nos momentos de atividades diversificadas o “canto” dos livros passou a
ser uma alternativa escolhida, onde as crianças utilizam para manuseio,
apreciação ou até mesmo na representação da realidade, brincando de contar
histórias para os amigos, imitando o professor ou os pais. Os familiares têm
nos dado muitas devolutivas positivas e descrevem a experiência com relatos
emocionantes nos cadernos, inclusive com registros fotográficos
“Ler é sonhar pela mão de outrem.”
Fernando Pessoa
Nenhum comentário:
Postar um comentário