Torrance
(1987) afirma que é possível se ensinar a pensar criativamente, utilizando se
vários meios, sendo que os de maior sucesso envolvem a função cognitiva e
emocional, possibilitam adequada estrutura e motivação e dão oportunidades para
envolvimento, prática e interação entre professores e alunos. Condições
motivadoras e facilitadoras fazem a diferença para efetivar a criatividade,
sobretudo quando o professor é deliberadamente envolvido.
Um professor criativo está sempre aberto a novas experiências e
busca vivências interessantes e inusitadas !
Sendo assim, dia desses a professora Valéria, apresentou uma
nova forma de “desenhar” com um carrinho movido a controle remoto, se as
crianças gostaram? Adoraram, em uma única atividade mil possibilidades:
·
Despertar a
criatividade
·
Respeito aos combinados
·
Desenvolvimento da coordenação motora
O professor tem que
desenvolver competências que vão além do ensinar, atividades educativas que sejam ao mesmo tempo, lúdicas e atraentes.
“Se fosse ensinar a
uma criança a beleza da música não começaria com partituras, notas e pautas.
Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria sobre os
instrumentos que fazem a música.
Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas. Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes. ”
Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas. Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes. ”
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