terça-feira, 21 de março de 2017

Um livro, uma história e muitas possibilidades! MG I A e B - professoras Simone e Valéria

"Ser criança é dureza;
Todo mundo manda em mim.
Se pergunto o motivo,
Me respondem "porque sim”.
Isso é falta de respeito,
"Porque sim" não é resposta,
Atitude autoritária
Coisa que ninguém gosta!
Adulto deve explicar
Pra criança compreender
Esses "podes" e "não podes",
Pra aceitar sem se ofender!
Criança exige carinho,
E sim! Consideração!
Criança é gente, é pessoa,
Não bicho de estimação!"
Tatiana Belinky

Em uma rica e divertida sequência didática, as professoras Simone e Valéria dos MG I A e B desenvolveram vivências relacionadas ao livro O Grande Rabanete de Tatiana Belinky, as crianças tiveram a oportunidade de vivenciar momentos de aprendizado e muita animação, abaixo uma pequena mostra do projeto:
· Apresentação do livro e da história;
· História desenhada
· Colheita do rabanete (em nossa horta;)
· Degustação.
· Pintura mágica (personagens);
· Teatro de sombras;
· Apresentação do DVD Tic Tic Tati


A história é narrada como um conto cumulativo, forma que procura representar um treino de memória. As frases simples, são bastante adequadas aos pequenos, o que não quer dizer que sejam “pobres”; servem-se de recursos originais, como a repetição; o rabanete cresceu-cresceu e ficou grande-grande. Além do aspecto linguístico da obra é possível explorar por meio da narrativa o lado humano, a questão da solidariedade, da cooperação, da divisão de bens e até da autoestima exacerbada, aspecto representado pelo ratinho, no bem-humorado e imprevisto final.
Apresentação do livro e da história;
 História desenhada

 Colheita do rabanete




 Degustação.








 Pintura mágica (personagens);










 Teatro de sombras













Apresentação do DVD Tic Tic Tati





“Diga-me eu esquecerei, ensina-me e eu poderei lembrar, envolva-me e eu aprenderei. ”
Benjamin Franklin





Nenhum comentário:

Postar um comentário