“Sem a curiosidade
que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino”.
Paulo Freire
O cotidiano escolar deve ser motivador, com
contextos de vivências, aprendizagem e desenvolvimento, através de uma organização
dos espaços em que essas experiências transcorrem, favorecendo as interações
infantis na exploração que fazem do mundo, os materiais disponíveis em
especial, as maneiras de o professor exercer seu papel, oferecendo-lhes
materiais, sugestões, apoio emocional ou promovendo condições para a
ocorrência de valiosas interações e brincadeiras criadas pelas crianças.
Apresentar diferentes costumes, de diferentes
culturas é fundamental e enriquecedor.
E nessa perspectiva vamos mostrar
algumas experiências vivenciadas pela turma do MG II B, oportunizadas pela professora Juliana Fiorentin:
Apresentação e apreciação do livro “De todos os cantos
do mundo”,
que contém doze canções de lugares e tempos muito diferentes, é um convite para
abrir a cabeça, o coração e os ouvidos ao sons vindos de todos os cantos do
mundo.
Além de realizar essa viagem musical, o leitor conhece as letras das
canções (no idioma original, com a tradução para o português), a cultura e
algumas lendas de onde elas surgiram. Acompanha um CD com as canções do livro,
executadas pelo grupo Mawaca, responsável por desenvolver um trabalho
importantíssimo no campo da etnomusicologia.
Depois as crianças brincaram,
dando vida à leitura.
Em um outro momento foi apresentado o livro:
“Kunumi Guarani”, o primeiro livro
do menino guarani Werá Jeguaka Mirim nos conta onde fica a aldeia, como é sua casa,
suas brincadeiras preferidas e como é seu dia a dia. O leitor vai conhecer a
vida de uma criança indígena e a riqueza de seu povo.
E que tal, brincar com petecas, assim como as
pequenas crianças indígenas, diversão garantida!
E por último, mas não menos importante: é dia
de cuidar do nosso canteiro na horta do CEI, limpar, preparar a terra, brincar e aprender!
“…a atividade lúdica
é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança, sendo, por isso,
indispensável à prática educativa. ”
Jean Piaget
Nenhum comentário:
Postar um comentário