"Tenho preguiça
de ser sério, tenho candor por bobagens.Quando eu crescer eu vou ficar criança"
Manoel de Barros
“A constituição de um currículo
que trate de modo integrado bebês e crianças que ingressam na Educação Infantil
e prosseguem seus estudos no Ensino Fundamental requer que educadoras e
educadores compartilhem concepções e princípios sobre as diversas infâncias e
seus direitos. ”
Currículo Integrador da Infância Paulistana
II - O currículo integrador na perspectiva de uma
educação democrática:
concepções e princípios. pág.8
Poderia escrever somente sobre parceria, mas
prefiro escrever sobre união, unir desejos, vontades e ações; unir objetivos e opiniões;
unir emoção, sentimento e educação!
E dessa vez, vamos mostrar um
pouquinho do que foi a contação de história feita pela professora
Sabrina do Cei Vereador José Gomes, na Emei Carlos Eduardo de
Camargo Aranha a
história escolhida foi Bojabi - a árvore Mágica: os
animais estão muito, muito famintos, então eles veem uma árvore maravilhosa,
coberta de frutos vermelhos e maduros, que exalam o aroma de doces mangas, são
gordos como melões e suculentos como tâmaras... Mas... Enrolada em volta da
árvore está a MAIOR SERPENTE PÍTON que eles tinham visto na vida. E a serpente
píton só vai deixar os animais comerem as frutas se eles disserem o nome da
árvore. Qual será o nome? O Rei da Floresta é o único que sabe, e ele mora
longe, muito longe...
O olhar das crianças, o silêncio durante a contação, a concentração, o
interesse e o abraço ao final, são sinais de que é possível essa relação acolhedora
entre adultos e crianças, esses pequenos e tão importantes protagonistas e
produtores do processo de educação.
O nosso
papel é possibilitar
a construção de seus percursos nas relações
sociais de que fazem parte, mediados pelo mundo e pelas culturas presentes nos
espaços educacionais.
“Um currículo integrador supera
também a cisão entre corpo e mente, ao compreender o que estudos e pesquisas
recentes têm demonstrado: que os seres humanos aprendem com o corpo inteiro
quando se envolvem nos processos de conhecimento, inclusive com a emoção (o
desejo, a vontade, o interesse, a necessidade); aprendem como sujeitos ativos,
em movimento, em busca, em ações que congregam corpo, mente e vontade. Isso
significa que uma das tarefas de educadoras e educadores é apresentar situações
e vivências culturais de modo a encantar e criar novos desejos de descoberta e
de conhecimento em bebês e crianças da Educação Infantil e do Ensino
Fundamental. Essa nova compreensão do processo de aprendizagem rompe também com
a disciplina rígida de crianças sentadas e crianças que se deslocam em fila e
instiga a proposição de novas dinâmicas discutidas e firmadas com as crianças
nas Unidades Educacionais de Educação Infantil e Ensino Fundamental. ”
Currículo Integrador da Infância Paulistana. pág.22
“...Podia
dar as pedras costumes de flor.
Podia dar ao canto formato de sol.
Podia dar ao canto formato de sol.
E, se
quisesse caber em uma abelha, era só
abrir a palavra abelha e entrar dentro dela.
Como se fosse infância da língua. ”
Manoel de Barros
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