A melhor história não é a que contamos e sim a que vivemos!
“Integrar, nesse caso, não
significa desconsiderar diferenças entre os objetivos e direitos de
aprendizagem de cada etapa/segmento, mas sim, garantir que as concepções, ações
e registros considerem bebês e crianças reais em sua inteireza e potencialidade
tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental. ”
SME/DOT Educação
Infantil e DOT Ensino Fundamental e Médio
Um dos objetivos da Educação Paulistana
é promover reflexões sobre as práticas
pedagógicas que favoreçam um processo de transição da Educação Infantil para o Ensino
Fundamental articulando os trabalhos desenvolvidos nas duas etapas, através de
um Currículo integrador.
“O currículo integrador da
Infância Paulistana que envolve a Educação Infantil e o Ensino Fundamental da
Rede Municipal de Ensino de São Paulo pressupõe que o trabalho coletivo das
Unidades Educacionais se fundamente no planejamento de propostas pedagógicas
que acolham e respeitem as vozes de bebês e crianças, suas histórias e
potencialidades. ”
Currículo Integrador da
Infância Paulistana 8
II - O currículo integrador na perspectiva de
uma educação democrática: concepções e princípios.
E dentro dessa proposta, tivemos
o prazer de passar uma manhã contando história na Emef Marechal Eurico Gaspar Dutra, a professora
Jani presenteou as crianças com a contação O caso
do bolinho de Tatiana Belinky.
As histórias infantis têm
papel fundamental na formação do indivíduo, tornando-o criativo, crítico e
capaz de tomar decisões.
Quando se conta uma história, deve-se ter em mente que aquele momento será de
grande valia para a criança, pois através desses contos será formado um banco
de dados de imagens que será utilizado nas situações interativas vividas por
ela.
Foi uma manhã maravilhosa, o
envolvimento e concentração dos pequenos nos emocionou!
Nenhum comentário:
Postar um comentário