quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Brincando com a história: Chapéuzinho Vermelho e o lobo (que não é mal)! MGIB professora Valéria

   
“Uns acreditam que o critério mais importante
 é o de resultados, para nós, são os processos, principalmente o da escuta. Isso tem mais valor”
Deanna Margini
(Reggio Emilia)

As histórias mais que alimentar a imaginação das crianças, são uma das formas delas conhecerem, criarem e recriarem o mundo.
 Ao observarmos as brincadeiras simbólicas vemos reproduzirem e criarem várias histórias, então oportunizar materiais que possam acrescentar à brincadeira a “realidade” que desejam é favorecer o processo de criação, tecidos, acessórios, materiais não estruturados, brinquedos... e logo vemos surgir ricas representações que são, nada mais que a forma pela qual as crianças “experimentam” o mundo.
Se uma criança com um tecido decide ser a Chapéuzinho, logo alguma outra se aproxima e diz: “ Eu sou o lobo!”, um olhar mais atento da professora e a interferência na hora certa, possibilitam o “enriquecer do brincar” e o que era algo “simples” se torna brilhante quanto ao aprendizado, jogos dramáticos, encenações teatrais, um encontro de possibilidades e aí... o lobo não é mal, quem espera a Chapéuzinho é o vovô e existe mais que um caçador, foi assim que decidiram, criaram e descobriram...





“A arte é um resumo da natureza
 feito pela imaginação. ”

Eça de Queirós

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