“Passava os dias ali,
quieto, no meio das coisas miúdas.
E me encantei.”
Manoel de
Barros
O
brincar proporciona o desenvolvimento da identidade, da autonomia, da
socialização, o contato com regras sociais, possibilidades de escolhas,
resolução de situações problemas e da imaginação.
As
brincadeiras de faz-de-conta, do jogo simbólico, representativo ou imaginário
são importantes e originam outras formas
de brincar, ampliando o repertório.
Nas
brincadeiras as crianças são responsáveis por si mesmas, realizam suas vontades
e desejos, exercitando uma construção, no processo de experimentações.
Através
da brincadeira a criança expressa suas emoções e modos de ver o mundo.
Ao
professor cabe favorecer e alimentar o brincar, criando situações que inspirem a
imaginação, assim fez a professora Luci do MG
II B ao oferecer alguns “inusitados”
objetos, observando as intervenções das crianças nomeou a brincadeira como Infância sem fronteiras.
Ao
terem acesso a maleta com os objetos, as crianças logo se organizaram com
diferentes funções: médicos e pacientes criando um roteiro e um cenário para
brincadeira.
Partindo
da experiência que tinham para execução das ações...
Dentistas
Emergência
Consulta Ambulatorial
E o Enzo fez um importante “diagnóstico”:
“- Tem uma barata na sua orelha!” ( KKKKKKKKKKKKK)
Veterinários
"É no brincar e tão somente no brincar, que a criança ou o
adulto é capaz de ser criativo e de usar toda a personalidade, e é apenas sendo
criativo que o indivíduo descobre o eu...”
(Winnicott)
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