quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Infância sem fronteiras MG II B professora Luci


“Passava os dias ali,
quieto, no meio das coisas miúdas.
 E me encantei.”
Manoel de Barros


O brincar proporciona o desenvolvimento da identidade, da autonomia, da socialização, o contato com regras sociais, possibilidades de escolhas, resolução de situações problemas e da imaginação.


As brincadeiras de faz-de-conta, do jogo simbólico, representativo ou imaginário são importantes e  originam outras formas de brincar, ampliando o repertório.
Nas brincadeiras as crianças são responsáveis por si mesmas, realizam suas vontades e desejos, exercitando uma construção, no processo de experimentações.
Através da brincadeira a criança expressa suas emoções e modos de ver o mundo.
Ao professor cabe favorecer e alimentar o brincar, criando situações que inspirem a imaginação, assim fez a professora Luci do MG II B ao oferecer alguns “inusitados” objetos, observando as intervenções das crianças nomeou a brincadeira como Infância sem fronteiras.
Ao terem acesso a maleta com os objetos, as crianças logo se organizaram com diferentes funções: médicos e pacientes criando um roteiro e um cenário para brincadeira.
Partindo da experiência que tinham para execução das ações...
Dentistas
Emergência

Consulta Ambulatorial

E o Enzo fez um importante “diagnóstico”:
 “- Tem uma barata na sua orelha!”  ( KKKKKKKKKKKKK)

Veterinários


"É no brincar e tão somente no brincar, que a criança ou o adulto é capaz de ser criativo e de usar toda a personalidade, e é apenas sendo criativo que o indivíduo descobre o eu...”
 (Winnicott)



Nenhum comentário:

Postar um comentário