domingo, 6 de maio de 2018

Não basta contar, tem que encantar – O fantástico mundo das histórias – professora Valéria e Simone MG I B/C



“O desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida afora. “
Bamberger

Contar histórias é mais antiga das artes, a magia e o encantamento das crianças podem e devem ser alimentados por meio dessa linguagem lúdica!









Os contos de fadas aumentam a autoestima das crianças e mostram que as dificuldades podem ser vencidas, as florestas atravessadas, os caminhos de espinhos desbravados e os perigos mudados.
 E a criança sente que também ela pode ser capaz de vencer os seus medos secretos.


Por meio das histórias podemos trabalhar sentimentos e sensações  presentes nas crianças.
A leitura é a forma de aprendizagem mais eficaz de desenvolvimento sistemático da linguagem.








Elas aprendem muitas versões de uma mesma história, o que facilita na formação de uma opinião crítica sobre diversos assuntos.












Favorecer essa aprendizagem, foi um dos objetivos das professoras Valéria e Simone ao apresentarem muitas versões do Lobo que nem sempre é mal e depois brincar com os elementos da história, que diversão!









Se, por um lado as histórias divertem as crianças, estimulam a sua curiosidade e promovem competências cognitivas e de oralidade, por outro lado são também a forma de concretizarmos alguns dos valores que consideramos aceitáveis e oportunos transmitir à criança. Favorecendo o aprendizado, através do desenvolvimento  da linguagem, do exercício leitor e da ludicidade. 




















Nenhum comentário:

Postar um comentário