domingo, 6 de maio de 2018

Pedagogia da experiência - Vivências que se transformam em conhecimento na Educação Infantil – professoras Alessandra e Gisele BII A/B manhã



“Uma criança nasceu,
o mundo tornou a começar.”
Guimarães Rosa


O professor atua como mediador do conhecimento, como aquele que auxilia na construção do saber intelectual, auxiliando no desenvolvimento das crianças, que terão uma postura crítica diante do mundo.











A criança aprende muito mais nos primeiros anos de vida do que em qualquer outro período como já comprovado em algumas pesquisas científicas.








Estas aprendizagens incluem, a formação de hábitos, atitudes e valores, noções de convivência e solução de questões cotidianas que garantem a iniciativa em direção à conquista da autonomia e o desenvolvimento de habilidades de pensamento.





Ao se relacionar com outras crianças, professores e profissionais da escola, a criança amplia suas relações e aprende a conviver.

































Oportunizando vivências lúdicas, onde é  desenvolvida a aprendizagem de forma prazerosa, estimulando o aprendizado onde "aprendam brincando".
Brincado, aprendendo e criando é a forma como as professoras Alessandra e Gisele escolheram para pautar o trabalho desenvolvido com os pequeninos.

Oferendo materiais alternativos, que instigam e estimulam a curiosidade.









A imaginação é o melhor brinquedo para criança.


“Educar é construir significados.
Significados são construídos a partir de experiências… vivências que nos atravessam e sensibilizam.
Portanto, educar é planejar e organizar ambientes propícios a experiências.
Mas nem sempre as atividades favorecem os significados…”
 Tempo de Creche

Nenhum comentário:

Postar um comentário