“Uma criança nasceu,
o mundo tornou a começar.”
Guimarães Rosa
O professor atua
como mediador do conhecimento, como aquele que auxilia na construção do saber
intelectual, auxiliando no desenvolvimento das crianças, que terão uma postura
crítica diante do mundo.
A criança aprende muito mais nos primeiros anos
de vida do que em qualquer outro período como já comprovado em algumas
pesquisas científicas.
Estas
aprendizagens incluem, a formação de hábitos, atitudes e valores, noções de
convivência e solução de questões cotidianas que garantem a iniciativa em
direção à conquista da autonomia e o desenvolvimento de habilidades de
pensamento.
Ao se relacionar
com outras crianças, professores e profissionais da escola, a criança amplia
suas relações e aprende a conviver.
Oportunizando vivências
lúdicas, onde é desenvolvida a
aprendizagem de forma prazerosa, estimulando o aprendizado onde "aprendam brincando".
Brincado, aprendendo e criando
é a forma como as professoras Alessandra e Gisele escolheram para pautar o
trabalho desenvolvido com os pequeninos.
Oferendo materiais
alternativos, que instigam e estimulam a curiosidade.
A imaginação é o melhor
brinquedo para criança.
“Educar é construir significados.
Significados são construídos a partir de experiências… vivências que nos atravessam e sensibilizam.
Portanto, educar é planejar e organizar ambientes propícios a experiências.
Mas nem sempre as atividades favorecem os significados…”
Significados são construídos a partir de experiências… vivências que nos atravessam e sensibilizam.
Portanto, educar é planejar e organizar ambientes propícios a experiências.
Mas nem sempre as atividades favorecem os significados…”
Nenhum comentário:
Postar um comentário