“Para que a organização curricular seja significativa para as crianças, é preciso que ela seja desafiadora para as (os) professoras (es) e encantadora paras as famílias. A ênfase no protagonismo infantil transforma a (o) professora (or) em articuladora (or) do currículo vivido na escola. Cabe a ela (e) colocar em interligação os quatro elementos que compõem a relação pedagógica: as crianças, as (os) educadoras (es), os contextos e a cultura (saberes, linguagens e conhecimentos).”
Durante as vivências, os espaços são preparados especialmente para as brincadeiras simbólicas, contações de histórias, teatros, entre outras experiências.
O brincar é natural para criança e o jogo simbólico é a representação corporal do imaginário, mas apesar de predominar a fantasia, a atividade psicomotora exercida acaba por prender a criança à realidade.
As crianças têm a possibilidade de se expressar como sujeito criativo e sensível, revelando desejos, sentimentos, descobertas, opiniões e questionamentos por meio de diferentes linguagens, construindo sua identidade pessoal, social e cultural.Construindo uma imagem positiva de si e de seu grupo.
Brincadeiras e descobertas
Nenhum comentário:
Postar um comentário