O processo educativo segundo Freire é organizado na relação entre currículo, conhecimento e cultura. É pensando nessa valorização da diversidade cultural que o trabalho educativo deve ser interdisciplinar permitindo ao aluno fazer elos de ligação, tornando a aprendizagem coerente, com o intuito de oferecer uma prática pedagógica voltada à compreensão da realidade social.
Nessa perspectiva cultura é tudo que resulta da criação humana, o homem cria, transforma e é afetado por essas transformações. O homem ao produzir cultura produz-se a si mesmo, ou seja, ele se auto-produz. Logo não há cultura sem o homem, como não há homem sem cultura. A cultura, pois, não somente envolve o homem, mas penetra-o, modelando sua identidade, personalidade, maneira de ver, pensar e sentir o mundo.
A cultura existe nas diversas maneiras por meio das quais criamos e recriamos as teias e as (tessituras) e os tecidos sociais de símbolos e de significados que atribuímos a nós próprios as nossas vidas e aos nossos mundos. Criamos os mundos sociais em que vivemos e só sabemos viver nos mundos sociais que criamos. Ou onde reaprendemos a viver, para sabermos criarmos com os outros.
Brandão (2002 pág. 31)
A professora Maria José trouxe para sala de aula, essa novidade, com algumas adaptações para que as crianças conseguissem jogar, usaram materiais não estruturados como, embalagem de ovos, tampinhas, dando sequência a atividade, trabalhou a mistura das cores, em uma divertida atividade, as crianças aprenderam sobre o Continente Africano, pintaram o mapa, descobriram quais os animais originários de lá, fazendo uma linda colagem.
Foi uma atividade rica e interessante!
Mancala
MG II A
Brincando com cores primárias e secundárias
Professora Maria José
Mancala (do árabe naqaala - "mover") é a denominação genérica de aproximadamente 200 jogos diferentes. Originário da África, onde teria surgido por volta do ano 2.000 antes de Cristo (para alguns o jogo tem mais de 7.000 anos), é jogado atualmente em inúmeros países africano.
a) São jogados por duas pessoas, uma em frente à outra, com o tabuleiro longitudinalmente colocados entre elas;(*)
b)Antes de começar o jogo, o mesmo número de sementes é distribuído em cada uma das cavidades do tabuleiro;
c) Os jogadores se alternam para jogar, distribuindo as sementes da cavidade escolhida, uma a uma, no sentido anti-horário, nas cavidades subseqüentes;
d) Sempre há captura de sementes, sendo a forma de captura diferente, dependendo do jogo em questão;
e) A partida termina quando restam muito poucas sementes para o jogo continuas ou quando resta apenas uma semente em cada lado;
f) Ganha quem tem o maior número de sementes.
Esses "pequenos" prometem,hein?Lindos !
ResponderExcluir