sexta-feira, 21 de abril de 2017

Liberdade e expressão - Percurso criativo no desenho – MG I A- B- C professoras Giovanna, Gisele e Juliana


“O segredo da arte, não está ligado na sua habilidade de desenhar e sim na criatividade... “
Lexandre Ananias

“Desenhando cria em torno de si um espaço de jogo, silencioso e concentrado ou ruidoso seguido de comentários e canções, mas sempre um espaço de criação. Lúdico. A criança desenha para brincar [...].

[...] Entendendo por desenho o traço no papel ou em qualquer superfície, mas também a maneira como a criança concebe seu espaço de jogo com os materiais de que dispõe. ”

(Ana Angélica Albano Moreira – O espaço do desenho: a educação
do educador. Ed. Loyola, 1995. Cap. 1 “O desenho da criança”.)
10 Cadernos da Rede



A proposta dessa vivência foi ampliar as possibilidades do desenho, utilizando riscantes variados, giz de cera, canetinhas e carvão.

Os papéis foram dispostos em diferentes perspectivas, sugerindo muitas possibilidades, foi grande o interesse das crianças, principalmente pelo carvão.
Os rabiscos realizados pelos pequenos são denominados garatujas, no período de produção das mesmas, ocorre uma importante exploração de suportes e instrumentos e essa atitude de experimentação tem valor indiscutível.



“...ver é crer e o desenho se desenvolve com base nas observações que a criança realiza sobre sua própria ação gráfica"

 Rosa Iavelberg, especialista em desenho e docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), no livro O Desenho Cultivado da Criança: Práticas e Formação de Educadores. 



















“O saber que não vem da experiência não é realmente saber. ”

Lev Vygotsky

Nenhum comentário:

Postar um comentário