“Por viver muitos anos dentro do
mato, moda ave.
O menino pegou um olhar de pássaro, contraiu visão fontana.
Por forma que ele enxergava as coisas por igual, como os pássaros enxergam. ”
O menino pegou um olhar de pássaro, contraiu visão fontana.
Por forma que ele enxergava as coisas por igual, como os pássaros enxergam. ”
Manoel de Barros
“É possível se ensinar a pensar
criativamente, utilizando se vários meios, sendo que os de maior sucesso envolvem
a função cognitiva e emocional, possibilitam adequada estrutura e motivação e
dão oportunidades para envolvimento, prática e interação entre professores e
alunos. Condições motivadoras e facilitadoras fazem a diferença para efetivar a
criatividade, sobretudo quando o professor é deliberadamente envolvido. ”
Torrance (1987)
É papel do professor estimular e possibilitar
o desenvolvimento de ideias, favorecer que a crianças façam escolhas e
valorizem o que for criativo, considerar os interesses, habilidades e prover oportunidades
para que os pequenos desenvolvam seu potencial criativo.
Dando sequência às vivências
com os elementos naturais em uma relação sensível com a natureza, a professora Valéria oportunizou algumas
experiências importantes para o desenvolvimento das crianças.
Desenho com
interferência
Durante a roda de conversa a
professora sugeriu o diálogo sobre os pássaros e conforme o “desenrolar da
prosa” ia desenhando no papel (no chão) “as crianças”, uma por uma e o que iam
relatando, de acordo com alguns questionamentos: onde vivem os pássaros, o que
comem...
Voa, voa
passarinho...
Como é bom brincar, com passarinhos confeccionados com luvas plásticas, correr
pelo parque e fazê-los voar!
E que tal,criar seus próprios passarinhos com tecidos coloridos e voar através de uma linda dança moderna, ao som de músicas orquestradas brincando no ninho gigante, criado na sala de aula?
Um brinquedo e
muitos desafios!
Se eu subir, eu caio? Não se
subir, você aprende!
Construção de esquemas
cerebrais, calculando onde os pés alcançam, desafiando o medo, sentindo-se
seguro e alcançando o objetivo.
Estímulo e incentivo foram
suficientes, as crianças comemoraram a alegria de “ficarem altas” como
disseram.
E como descer, me ajuda?
Calma, um pé de cada vez, você consegue!
Mãos e pés na busca e na
tentativa...consegui, aprendi subir e descer!
Matemática? Se aprende brincando!
“Sou hoje um caçador de achadouros
da infância.
Vou meio dementado e enxada às costas cavar no meu quintal vestígios dos meninos que fomos.”
Vou meio dementado e enxada às costas cavar no meu quintal vestígios dos meninos que fomos.”
Manoel de Barros
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