sexta-feira, 21 de abril de 2017

Ludicidade, natureza e aprendizado! MG I B – professora Valéria


“Por viver muitos anos dentro do mato, moda ave.
O menino pegou um olhar de pássaro, contraiu visão fontana.
Por forma que ele enxergava as coisas por igual, como os pássaros enxergam. ”
Manoel de Barros

“É possível se ensinar a pensar criativamente, utilizando se vários meios, sendo que os de maior sucesso envolvem a função cognitiva e emocional, possibilitam adequada estrutura e motivação e dão oportunidades para envolvimento, prática e interação entre professores e alunos. Condições motivadoras e facilitadoras fazem a diferença para efetivar a criatividade, sobretudo quando o professor é deliberadamente envolvido. ”
Torrance (1987)
 É papel do professor estimular e possibilitar o desenvolvimento de ideias, favorecer que a crianças façam escolhas e valorizem o que for criativo, considerar os interesses, habilidades e prover oportunidades para que os pequenos desenvolvam seu potencial criativo.
Dando sequência às vivências com os elementos naturais em uma relação sensível com a natureza, a professora Valéria oportunizou algumas experiências importantes para o desenvolvimento das crianças.
Desenho com interferência
Durante a roda de conversa a professora sugeriu o diálogo sobre os pássaros e conforme o “desenrolar da prosa” ia desenhando no papel (no chão) “as crianças”, uma por uma e o que iam relatando, de acordo com alguns questionamentos: onde vivem os pássaros, o que comem...








Voa, voa passarinho...
Como é bom brincar, com passarinhos confeccionados com luvas plásticas, correr pelo parque e fazê-los voar!




E que tal,criar seus próprios passarinhos com tecidos coloridos e voar através de uma linda dança moderna, ao som de músicas orquestradas brincando no ninho gigante, criado na sala de aula?












Um brinquedo e muitos desafios!
Se eu subir, eu caio? Não se subir, você aprende!
Construção de esquemas cerebrais, calculando onde os pés alcançam, desafiando o medo, sentindo-se seguro e alcançando o objetivo.
Estímulo e incentivo foram suficientes, as crianças comemoraram a alegria de “ficarem altas” como disseram.
E como descer, me ajuda? Calma, um pé de cada vez, você consegue!
Mãos e pés na busca e na tentativa...consegui, aprendi subir e descer!
Matemática? Se aprende brincando!


“Sou hoje um caçador de achadouros da infância.
Vou meio dementado e enxada às costas cavar no meu quintal vestígios dos meninos que fomos.”
Manoel de Barros


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