”Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma arvore, com
mais razão, não morre o educador, que semeia vida e escreve na alma. “
Jean Piaget
“Quando as situações lúdicas são
intencionalmente criadas pelo adulto com vistas a estimular certos tipos de
aprendizagem, surge a dimensão educativa. Desde que mantida as condições para a
expressão do jogo, ou seja, a ação intencional da criança para brincar, o
educador está potencializando as situações de aprendizagem. ”
(Kishimoto, 1996, p.36)
É fundamental que a criança seja
estimulada com vivências lúdicas para melhor assimilação e desenvolvimento da
aprendizagem, nessa perspectiva o teatro de fantoches é uma rica ferramenta, estimula
o conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento a
partir das situações problemas do cotidiano, assim desenvolvendo a oralidade,
expressões corporais e a sua autoconfiança.
Oportunizar experiências lúdicas garantem que a
criança participe efetivamente do processo de ensino/aprendizagem,
transformando a escola em um ambiente motivador, prazeroso e com encantamento.
Acreditando no lúdico como forma
essencial de garantir um aprendizado significativo, as professoras Valéria e Simone buscam
experiências, contagiantes e encantadoras para os pequenos, dia desses dando continuidade ao trabalho sobre a importância da valorização da natureza, apresentaram o teatro de fantoches
A linda rosa juvenil.
Berçário C
“A primeira tarefa da educação é agitar a vida, mas deixá-la livre para
se desenvolver. ”
Maria Montessori
Nenhum comentário:
Postar um comentário