“Bendito
aquele que semeia livros e faz o povo pensar. ”
Castro Alves
A leitura deve ser considerada fator de
desenvolvimento social e cultural, isso implica a necessidade da formação do
leitor e para que aconteça precisamos colocá-lo em situações de
aprendizagem onde possa interagir com os textos nos suportes em que aparecem nas
práticas sociais.
Desenvolver
o gosto pela leitura na educação infantil é fundamental para que as crianças reconheçam sua
importância e seu objetivo. É preciso que seja uma prática que possibilite
experiências prazerosas uma vez que
entrarão em contato com diversos gêneros
e portadores textuais, desenvolvendo assim o interesse pelos livros, bem como o
comportamento leitor.
A autonomia deve ser desenvolvida em todas as
ações educativas, devemos dar às crianças oportunidades de escolher o que “querem
ler”, de se expressar a respeito do que foi lido e de compartilhar com o outro
o que leram.
As sessões simultâneas de leitura ocorrem com
frequência em nosso Cei, dando a liberdade de escolha
de acordo com interesse e preferência das crianças.
São selecionados livros e produzidas resenhas
para apresentar às crianças através de cartazes, são orientadas a fazerem a
inscrição na sessão da qual desejam participar, colando etiquetas com seu nome.
As rodas de leitura acontecem
ao mesmo tempo, envolvendo crianças de diferentes agrupamentos, de acordo com o
interesse na história que será lida. Depois, quando retornam para suas salas,
as crianças discutem, comentam e indicam as diferentes obras para os colegas.
Dessa maneira, têm a oportunidade de experimentar comportamentos leitores
diversos.
As sessões simultâneas favorecem:
·
Envolvimento da equipe escolar em um
projeto de fomento à leitura;
·
Troca opiniões, discussão e interpretações
sobre aspectos das histórias;
·
Valorização da leitura como uma fonte
de conhecimento e entretenimento;
·
Desenvolvimento de critérios de
escolha/autonomia.
E por falar em comportamento
leitor...
“Os livros são o tesouro precioso do mundo e a digna herança das
gerações e nações. ”
Simplesmente encantador foi ter participado desse processo, pois primeiramente selecionamos entre o grupo livros que são ricos no mundo imaginário e que são interessantes aos nossos pequenos leitores.Em seguida confeccionamos com muito carinho os cartazes com a foto de cada capa do livro e sua resenha para que pudéssemos apresentá-los. Por fim...nossos pequenos leitores fizeram sua escolha colando seu próprio nome no cartaz da história em que queriam ouvir. Foi uma vivência muito significativa e prazerosa, tanto para nossos pequenos, quanto para nós professores.
ResponderExcluir