domingo, 8 de abril de 2018

Desenhando nos balões - Percursos criativos no desenho -MG II A professora Jani



“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. ”
Paulo Freire



psicomotricidade como uma ação pedagógica,  utiliza os parâmetros da educação física com a intenção de melhorar o comportamento da criança com seu corpo.
Durante a rotina são apresentados, suportes e riscantes inusitados, instigando a curiosidade e alimentando a imaginação. 



Ampliando o trabalho com as linguagens artísticas, consequentemente ampliamos o desenvolvimento global das crianças. Em uma relação do corpo com a arte e sua forma de expressão.


O desenho pode ser o registro de um sentimento, como uma brincadeira visual/corporal repleta de sentidos.
Favorecendo experiências com suportes inusitados o professor amplia as possibilidades de desenvolvimento e criatividade das crianças.

Com balões pendurados em barbantes, movimentando-se de acordo com o vento, cria-se uma nova oportunidade do desenho, o controle corporal exercido, a força aplicada, a articulação do pensamento com os movimentos corporais, são fundamentais para o amadurecimento motor e intelectual das crianças.




“A Psicomotricidade baseia-se em uma concepção unificada da pessoa, que inclui as interações cognitivas, sensório-motoras e psíquicas na compreensão das capacidades de ser e de expressar-se, a partir do movimento, em um contexto psicossocial. Ela se constitui por um conjunto de conhecimentos psicológicos, fisiológicos, antropológicos e relacionais que permitem, utilizando o corpo como mediador, abordar o ato motor humano com o intento de favorecer a integração deste sujeito consigo e com o mundo dos objetos e outros sujeitos. ”
(Costa,2002)


“O saber que não vem da experiência não é realmente saber. ”
Lev Vygotsky

Nenhum comentário:

Postar um comentário