“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as
possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. ”
Paulo Freire
A psicomotricidade como
uma ação pedagógica, utiliza os
parâmetros da educação física com a intenção de melhorar o comportamento da
criança com seu corpo.
Durante a rotina são apresentados,
suportes e riscantes inusitados, instigando a curiosidade e alimentando a
imaginação.
Ampliando o trabalho com as
linguagens artísticas, consequentemente ampliamos o desenvolvimento global das
crianças. Em uma relação do corpo com a arte e sua forma de expressão.
O desenho pode ser o registro
de um sentimento, como uma brincadeira visual/corporal repleta de sentidos.
Favorecendo experiências com
suportes inusitados o professor amplia as possibilidades de desenvolvimento e
criatividade das crianças.
Com balões pendurados em
barbantes, movimentando-se de acordo com o vento, cria-se uma nova oportunidade
do desenho, o controle corporal exercido, a força aplicada, a articulação do
pensamento com os movimentos corporais, são fundamentais para o amadurecimento
motor e intelectual das crianças.
“A Psicomotricidade baseia-se em uma concepção unificada da
pessoa, que inclui as interações cognitivas, sensório-motoras e psíquicas na
compreensão das capacidades de ser e de expressar-se, a partir do movimento, em
um contexto psicossocial. Ela se constitui por um conjunto de conhecimentos
psicológicos, fisiológicos, antropológicos e relacionais que permitem,
utilizando o corpo como mediador, abordar o ato motor humano com o intento de
favorecer a integração deste sujeito consigo e com o mundo dos objetos e outros
sujeitos. ”
(Costa,2002)
“O saber que não vem da experiência não é realmente saber. ”
Lev Vygotsky
Nenhum comentário:
Postar um comentário