“A brincadeira da terra é uma brincadeira de estrutura. A
criança busca a inteireza, a concretude da vida, quer compreender os materiais
no todo e manifesta isso nos seus fazeres."
Gandhy Piorski
As
brincadeiras dentro e fora da sala de aula se completam e são igualmente
importantes para o desenvolvimento das crianças.
Mas,
tem algo que só o ambiente externo pode proporcionar: a integração com o espaço
natural.
Temos
que quebrar a tradição da “educação entre quatro paredes” como a única possível,
experiências ao ar livre são sob
diversos aspectos, fundamentais para o desenvolvimento da criança.
Em
uma manhã ensolarada, a professora Juliana levou as crianças para brincar com a
terra molhada, fazer lama, sentir sua textura e explorar sua imaginação
criadora.
Quando
brinca ao ar livre, a criança se move com mais liberdade, conhece a si mesmo,
testa novas possibilidades, mostra-se mais dinâmica e criativa.
Toda
essa brincadeira cria marcas, não só na terra, mas na memória das crianças.
“ É na imaginação que residem todos os elementos do brincar. O
brinquedo foi perdendo sua concretude. ”
Gandhy Piorski
Nenhum comentário:
Postar um comentário