domingo, 8 de abril de 2018

Sol, água, terra e criança. MG I A professora Juliana Fiorentin



“A brincadeira da terra é uma brincadeira de estrutura. A criança busca a inteireza, a concretude da vida, quer compreender os materiais no todo e manifesta isso nos seus fazeres."
Gandhy Piorski 
 
As brincadeiras dentro e fora da sala de aula se completam e são igualmente importantes para o desenvolvimento das crianças.



Mas, tem algo que só o ambiente externo pode proporcionar: a integração com o espaço natural.



Temos que quebrar a tradição da “educação entre quatro paredes” como a única possível, experiências ao ar livre  são sob diversos aspectos, fundamentais para o desenvolvimento da criança.


Em uma manhã ensolarada, a professora Juliana levou as crianças para brincar com a terra molhada, fazer lama, sentir sua textura e explorar sua imaginação criadora.
Quando brinca ao ar livre, a criança se move com mais liberdade, conhece a si mesmo, testa novas possibilidades, mostra-se mais dinâmica e criativa.
Toda essa brincadeira cria marcas, não só na terra, mas na memória das crianças.
“ É na imaginação que residem todos os elementos do brincar. O brinquedo foi perdendo sua concretude. ”
Gandhy Piorski 

Nenhum comentário:

Postar um comentário