quinta-feira, 14 de março de 2019

Corpos que se movimentam. Mãos que criam. Pés a caminho do mundo. MG II B professoras Jani e Luci


“ O saber que não vem da experiência não é realmente saber. “
Lev Vygotsky



“ quanto menores forem as crianças, mais as suas representações e noções sobre o mundo estão associadas diretamente aos objetos concretos da realidade conhecida, observada, sentida e vivenciada. O crescente domínio e uso da linguagem, assim como a capacidade de interação, possibilitam, todavia, que seu contato com o mundo se amplie, sendo cada vez mais mediado por representações e por significados construídos culturalmente.
Referencial Curricular Nacional para Educação infantil
Luz e sombra, um contraste que diverte e ensina.



Desde pequenas, as crianças se encantam com a luz e prestam atenção às sombras e seus movimentos.



Além de divertida, essa brincadeira promove o levantamento de questionamentos e hipóteses.





Transformar o ambiente em um espaço vivo de aprendizagem, facilita a integração e alimenta a criatividade.


Pés pincéis/ Mãos criativas.

Os sentidos são estimulados e percebidos pelo corpo, oportunizar experiências de exploração com recursos e concepções variadas, facilita a compreensão do corpo como forma de expressão.


Nessa experiência, carimbar os pés no papel, esfregar as mãos na tinta, sentir a textura em contato com a pele, mais que uma brincadeira foi um importante exercício de noção corporal.






Desenho com riscantes variados (canetinha)
O traço no papel, os movimentos do corpo, as cores da caneta...tudo instiga a criação.








Colagem com areia colorida
Com essa experiência foi possível trabalhar a motricidade fina a partir da exploração sensorial.







Possibilitando que as crianças explorem novos suportes e materiais estimulamos a expressão por meio de diferentes formas.








Desafio, estratégia e  equilíbrio.
Empilhar, organizar, seriar, tirar som, imaginar...

São muitas as possibilidades com suportes inusitados como latas, troncos madeira e canos de pvc.


 Concentração e interesse, equilibra e desequilibra, segura e solta, na criação de muitas formas...

 Planejamento e organização até a execução perfeita do projeto!

Jogo do abraço
Divididos em duas fileiras, ao comando da professora um leva a bola ao amigo que está do outro lado,  a entrega e dá um abraço.O abraçado dá continuidade até o próximo...

Mais que uma atividade com corpo e movimento relacionado ao raciocínio lógico, através dessa brincadeira a criança compreende as regras de um  jogo, aprende a  trabalhar em equipe e  a respeitar o outro.

Podemos ainda falar da amizade e carinho com o amigo e parceiro de brincadeira.




Ao brincar a criança aprende a aprender!
















3 comentários:

  1. Parabéns! Estou encantada. Por isso minha filha sempre diz aqui em casa..."eu amo muito a minha escola" Com tanto estímulo, desafio, prazer, alegria, afeto e respeito a infância é fácil compreender esse amor.

    ResponderExcluir
  2. Isso é o que nos impulsiona a buscar ao máximo vivências envolventes, nosso objetivo sempre será uma infância plena e feliz!

    ResponderExcluir
  3. Estou encantada com o trabalho de toda a equipe. Gentileza, comprometimento, qualidade, "infância" levada "a serio". Tanta coisa linda de ver! Não é a toa que minha pequena sempre fala em casa "eu amo muito a minha escola". Parabéns

    ResponderExcluir